Cartilha educativa ensina a armazenar água de chuva

Material foi lançado no Encontro do Meio Ambiente, Saúde e Educação realizado nas zonas Norte e Sudeste

Por Talita Coutinho

São Paulo sofre um longo período de estiagem. É imprescindível criar meios de economizar água para diminuir o consumo, que na cidade de São Paulo chega a 188 litros por habitante ao dia. Pensando em uma solução para esse problema, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) elaborou um material explicativo sobre a captação e o armazenamento da água de chuva. A cartilha foi lançada no 5º Encontro do Meio Ambiente, Saúde e Educação, realizado no dia 10 de junho, no Centro de Educação Unificado (CEU) Meninos, no Ipiranga. O material foi elaborado em conjunto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e teve apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Norte e Sudeste.

O evento contou com cerca de 180 pessoas. A cartilha foi amplamente aprovada. O encontro teve o apoio também das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) e da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA). O texto foi elaborado de uma forma clara e objetiva, com gráficos, imagens e desenhos explicativos. Emprega uma linguagem simples e instruções para a construção das mini-cisternas.

Compartilhar conhecimento

“Após a participação da equipe PAVS Sudeste em oficinas sobre a reflexão da crise da água e formas de baixo custo para a resolução de sua captação, surgiu a ideia do compartilhamento desse conhecimento por meio de uma Cartilha. O objetivo é levar ao conhecimento das pessoas, sejam elas da comunidade ou técnicos, a simples resposta sobre três grandes questões: como posso armazenar a água da chuva em casa; quais os usos que posso fazer da água da chuva e quais os cuidados que precisamos ter para armazená-la de forma correta, evitando causar outros problemas como, por exemplo, a proliferação do mosquito da dengue”, afirma Rachel Eny Bonomo, Geógrafa e Gestora Regional do PAVS Sudeste.

É importante lembrar que a água armazenada em cisternas não é para consumo humano. Ela pode ser usada para lavagem de carros e quintal; regar plantas, descarga no vaso sanitário. Precisamos ficar atentos também para evitar o foco do mosquito da dengue, colocando sempre um copo de 200 ml de água sanitária para cada 20 litros de água.


Semana do meio ambiente

Em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, ocorreram dois eventos com o intuito de conscientizar as pessoas. O primeiro, no dia 10 de junho, foi realizado pela Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste), no CEU Meninos do Ipiranga. O outro foi realizado pela CRS Norte no CEU Jaçanã, no dia 12. Participaram dos encontros profissionais da área da saúde, educação e meio ambiente.