Voluntariado do Hospital Vila Nova Cachoeirinha completa 20 anos

Voluntários ajudam no acolhimento e humanização do trabalho

Essas pessoas participam de treinamento específico no incentivo e promoção do aleitamento materno e têm papel preponderante no alojamento conjunto

 

Por Adriana Peres

O Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Alternfelder da Silva (Vila Nova Cachoeirinha) comemora, neste mês de junho, os 20 anos de existência de seu grupo de voluntariado. O objetivo dessas pessoas é, entre outros, promover o acolhimento e humanização no ambiente hospitalar.

Desde 1995 o voluntariado do Hospital Vila Nova Cachoeirinha desenvolve atividades no ambulatório de primeiro atendimento, serviço de diagnóstico por imagem e internação, com gestantes, mães e acompanhantes. O voluntário(a) também informa pacientes sobre local e marcação de consultas e exames e os encaminha até os locais quando necessário.

Essas pessoas participam de treinamento específico no incentivo e promoção do aleitamento materno e têm papel preponderante no alojamento conjunto, com visitas diárias aos leitos.

Outra atribuição do voluntariado é atuar no Centro Obstétrico, acompanhando a mulher durante todo o trabalho de parto. Essa ação ajuda a dar confiança e coragem à mãe, estimulando-a a participar do nascimento do bebê.