Região Leste participa de atualização para assistência à prevenção de quedas

Iniciativa visou aprimorar prática assistencial de prevenção de quedas entre a população idosa

Iniciativa visou atualizar os profissionais da rede municipal de saúde para adoção de novos métodos em sua prática assistencial como forma de aprimorar o atendimento e facilitar a rotina de trabalho

 

Por Vanessa Santos

Mais de 200 profissionais dos serviços de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) participaram no final de maio, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), da oficina preparatória para a Semana de Prevenção de Quedas entre a População Idosa. A iniciativa visou atualizar os profissionais da rede municipal de saúde para adoção de novos métodos em sua prática assistencial como forma de aprimorar o atendimento e facilitar a rotina de trabalho.

Todos os anos a semana aborda temáticas diferentes. Nessa 8° edição, a semana esteve relacionada ao uso de medicamentos. Para alcançar um maior número de profissionais, a programação foi dividida em dois períodos: manhã e tarde. “Organizamos em dois turnos para que todos os pleiteantes pudessem participar, sem prejudicar a jornada de trabalho”, explicou Cristina Pardal, interlocutora de Saúde do Idoso da CRS Leste

Entre as atividades oferecidas houve a palestra “A importância dos medicamentos na prevenção de quedas entre idosos”, além de quatro oficinas práticas sobre equilíbrio, cuidados com os pés, jogo dos tabuleiros na prevenção de quedas e aspectos farmacêuticos.

Jogo dos tabuleiros: trata-se de uma dinâmica para estimular a memória do paciente

 

Estímulo ao equilíbrio

“Os profissionais do IPGG mostram para os nossos funcionários exercícios para serem praticados com os idosos e cadeirantes da nossa rede. O objetivo é estimular o equilíbrio e evitar quedas, além de fortalecer a musculatura”, destacou a técnica.

Outra oficina importante foi a do Jogo dos tabuleiros, dinâmica para estimular a memória do paciente. “O profissional de saúde aplica um questionário com várias perguntas, numa dinâmica lúdica que contribua na conscientização do paciente sobre os atos prejudiciais e benéficos à sua saúde. Uma das perguntas do jogo é: ´você acha correto tomar o remédio que o vizinho indicou?’”, citou a interlocutora.

Na parte teórica, a aula foi destinada às queda e à relação dos idosos com os medicamentos. Os profissionais da saúde tiveram a oportunidade também de tirar dúvidas e trocar experiências com os técnicos do IPGG.

Semana mundial de quedas entre idosos

A semana mundial de prevenção a quedas de idosos foi criada com o objetivo de conscientizar a população idosa de que cair não é natural nem faz parte do processo de envelhecimento. Dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), mostram que 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% das quedas são recorrentes. A queda entre a população idosa é um problema de saúde pública cada vez mais frequente no Brasil. Desse modo, a Semana Mundial de Prevenção às quedas visa conscientizar e estimular a autonomia entre os idosos e melhorar a qualidade de vida.