Região Oeste discute saúde da mulher e incontinência urinária

Evento reúne profissionais de saúde das supervisões Lapa Pinheiros e Butantã

O problema pode acontecer quando a pessoa se esforça ao espirrar, tossir ou praticar exercícios

 

Por Daniele Rodrigues

A incontinência urinária é uma perda involuntária de urina. A doença atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade de Brasileira de Urologia, e afeta duas vezes mais as mulheres. O problema pode acontecer quando a pessoa se esforça ao espirrar, tossir ou praticar exercícios. Para discutir o tema, a equipe do Fórum de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência da Lapa Pinheiros, juntamente com a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) promoveu no último dia 26, no Centro de Convivência e Cooperativa Bacuri (CECCO Bacuri), o Encontro Saúde da Mulher e Incontinência Urinária.

A atividade, direcionada aos profissionais das Supervisões Técnicas de Saúde Lapa Pinheiros e Butantã, contou com o apoio de Andrea Basílio Marcelo, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Lapa Pinheiros. Ela falou sobre a doença, quais os tipos de incontinência urinária e os exercícios práticos indicados para os casos identificados.

Marisa Samea, assessora da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, diz que encontros como este são importantes porque “trazem breve atualização teórica, explicitação prática e favorecem muito as discussões técnicas e as trocas de experiências entre as pessoas, qualificando o trabalho em reabilitação”.

O processo de reter e liberar urina pode ser prejudicado em diferentes etapas devido a várias anormalidades como fraqueza da musculatura pélvica, gravidez, parto, envelhecimento, doenças que comprimem a bexiga, infecção de urina, prisão de ventre, obesidade, tosse crônica de fumantes, entre outros.

A doença é classificada em três tipos:

- Por esforço: caracterizada por pequenos escapes de urina ocasionados por aumento da pressão no abdome, quando a pessoa tosse, ri, faz força, espirra ou levanta objeto pesado.
- De urgência: a vontade súbita de urinar que ocorre no meio de atividades diárias e impossibilita a pessoa de adiá-la por alguns minutos. É mais grave que a de esforço.
- Mista: Associação dos dois tipos anteriores, o principal sintoma é a impossibilidade de controlar a perda de urina.