Semana do Orgulho LGBT terá prevenção e testagem de HIV

Secretaria realizará testes para diagnóstico do HIV e distribuirá 1,3 milhões de preservativos

Durante toda a semana que antecede a 19ª Parada do Orgulho LGBT, que acontecerá no domingo (7/6), o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids) realizará atividades de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também reforçará as ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à Aids no município.

As atividades começam na próxima terça-feira (2/6), com a oferta gratuita do teste rápido em fluido oral para detecção do HIV. O teste é simples e dispensa seringas e agulhas. A Campanha Municipal Fique Sabendo acontecerá na Praça da República, das 10h às 16h. O PM DST/Aids pretende realizar 500 testes durante a campanha.

No feriado do dia 4 de junho, equipes de técnicos e agentes de prevenção do Projeto Cidadania Arco Íris - projeto municipal de defesa da cidadania, diversidade e prevenção às DST/Aids - estarão na Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, entre 10h e 16h, com uma unidade móvel. O veículo estará preparado para a distribuição de preservativos, gel lubrificante, material educativo e orientações sobre as DST e Aids. Durante a Feira, o PM DST/Aids lançará o novo material educativo, específico para esta população. A Drag Queen Dindry Buck, que também é agente de prevenção do Projeto, ministrará duas oficinas gratuitas sobre prevenção e sexualidade.


Público pode chegar a 100 mil pessoas

A organização da Feira Cultural LGBT – parte integrante do calendário do 19º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo -, espera receber mais de 100 mil pessoas. Serão instaladas mais de 80 tendas com produtos de variados segmentos, além de um setor específico para divulgação dos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades que apoiam a causa LGBT. A Feira Cultural de 2015 terá transmissão ao vivo pela AoVivonaWeb.Tv.

No domingo (7/6), das 10h às 13 h, os participantes da 19ª Parada do Orgulho LGBT terão à disposição quatro displays gigantes, com distribuição gratuita de preservativos em pontos estratégicos na Avenida Paulista.

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, recebe milhões de pessoas todos os anos. O evento, organizado pela APOGLBT, tornou-se um espaço privilegiado para a defesa da diversidade sexual e para o estabelecimento de uma aliança estratégica com novas parcerias entre o PM DST/Aids e o Movimento LGBT. Neste ano, o tema da Parada é: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!”

Adicionalmente, em parceria com a SOCICAM e o Metrô, a SMS disponibilizará dois displays “jumbos”, de 2 a 7 de junho, nos Terminais Rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara. No dia da Parada do Orgulho GLBT, as estações de metrô República, Paraíso e Sé contarão com dois displays de distribuição de preservativos cada uma.