CAPS Jaçanã na Luta Antimanicomial

Evento reúne pacientes em peça de teatro retratando primeira procura por atendimento psicossocial

Por Monique Santos

No último dia 22 de maio foi realizado, no anfiteatro do CEU Jaçanã, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jaçanã, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte.

Idealizado pelas terapeutas ocupacionais Mariana Carvalho e Ana Paula Terra, o evento teve início com apresentação teatral. Nele, os pacientes encenaram o cotidiano familiar de quem procura o serviço de saúde mental. Logo após foi realizado um show de talentos, com canções da música popular brasileira interpretada pelos próprios usuários. Na entrada do anfiteatro foram expostos os trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas.

Para a gerente do CAPS, Silvia Sargiani, “realizar um evento como esse significa a inserção do usuário do serviço de saúde mental dentro dos espaços de convivência do território onde eles estão inseridos”. “O fortalecimento deste trabalho vai sendo construído através da quebra dos preconceitos que cercam a saúde mental”, disse Silvia, emocionada.