Dia do desafio é dia de informação sobre prevenção ao câncer de mama na UBS Vila Pirituba

À espera do resultado de exames ginecológicos, usuárias recebem orientações sobre práticas saudáveis e cuidados com o corpo

Por Beatriz Prado

No dia (27/05) destacado para incentivar a prática de atividades físicas em diferentes cidades do mundo, as usuárias da UBS Vila Pirituba foram convidadas para retirar resultado de exames médicos de rotina e participaram do projeto “sala de espera”. A ação de atendimento humanizado é realizada em grupo, uma vez por semana, durante a entrega de resultados de avaliação laboratorial. Durante 15 minutos, a equipe de estratégia saúde da família (ESF) falou sobre câncer de mama, a importância do autoconhecimento corporal e orientou sobre a adoção de hábitos saudáveis.

Sandra Cristina Ferreira é moradora do Jardim Santa Mônica e participou da sala de espera. “É um bom momento para esclarecimentos, pois fora da unidade não temos contato com informações sobre a prevenção ao câncer de mama. Tenho uma vizinha que teve a doença e precisou passar por cirurgia, então a orientação para observarmos os sinais do nosso corpo são muito bem-vindas. Já observei alterações na mama e tive a sensação de estar com um nódulo, e na UBS a equipe informou sobre esse tipo de ocorrência durante o ciclo menstrual”, afirmou a usuária.

Guiomar Solange Parada Amorim é a enfermeira responsável pela conversa do dia. A profissional inicia a palestra contando sobre a experiência pessoal de descobrir um câncer de mama no final de 2013. “Faço exames de rotina uma vez ao ano e mesmo sem histórico familiar, recebi o diagnóstico para o carcinoma em estágio inicial. Foi uma notícia inesperada. É comum pensarem que o profissional da saúde não comete erros, mas eu não me exercitava, fazia apenas uma refeição por dia, e a preocupação era manter os exames de rotina em dia, o que é insuficiente”, explicou Guiomar.

A enfermeira falou sobre a prevenção ao câncer de mama, com a adoção de alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas, o controle do peso e a importância do olhar para o próprio corpo. “O maior desafio da mulher é perder o medo de se conhecer. Deixar de lado os mitos, vergonhas e pudores e observar não só a mama, mas todo o corpo e falar da própria intimidade abertamente.”

Atendimento humanizado

Gerente da Unidade Vila Pirituba, Vera Sales Bueno, falou sobre a importância do trabalho em equipe, para o acolhimento do paciente que recebe o diagnóstico. “Hoje é mais comum falar sobre a doença, mas ainda existe uma situação de impotência ao receber um resultado positivo para um câncer. É fundamental a atuação de uma equipe multiprofissional bem integrada e vinculada desde o agente de saúde em visita domiciliar, ao médico que recebe o usuário no consultório, para um atendimento humanizado destinado ao paciente e a família.”

O envolvimento da equipe também pode ser observado com a disponibilidade da recepcionista Maria Estela Alves dos Santos, que uma vez por semana coloca em prática os conhecimentos da graduação em educação física junto ao grupo de hipertensos matriculados na UBS Vila Pirituba. “O usuário afere a pressão arterial e depois parte para o alongamento e a ginástica. O envolvimento e a alegria são visíveis, e por isso vale muito a pena a realização de atividades de voluntariado”, completou Maria Estela.