Região Sul tem palestra sobre educação financeira

Funcionários da Coordenadoria Sul receberam orientações sobre como administrar melhor salário e planejar futuro

Celso explica aos servidores os tipos de investimentos existentes no mercado

 

Texto e foto por Felipe Aires

No último dia 19 de maio, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), em parceria com o Senac Largo 13, promoveu mais uma edição do projeto “Espalhando Qualidade de Vida”. A palestra, ministrada por consultor financeiro Celso Felix de Souza, teve como título “Dúvidas e dívidas” e abordou o tema educação financeira. Participaram 50 servidores da Prefeitura.

Assuntos como inflação, investimentos e soluções para acabar com as dívidas foram abordados. “ O servidor público, em especial, tem a garantia de quanto terá para administrar no final do mês. É exatamente aí que entra o perigo de não se organizar financeiramente, gastar por conta e acabar se enrolando. É muito importante esclarecer as dúvidas”, disse Souza.

Saúde financeira

Durante a palestra o consultor financeiro apresentou algumas opções para garantir uma boa saúde financeira. Entre elas, o uso constante de uma planilha de orçamento doméstico para controlar a receita e os gastos.

A auxiliar de enfermagem Vera Lúcia da Silva Farias garantiu que a planilha de orçamento será muito bem-vinda em sua casa: “Não costumo ter problemas com dinheiro, já que sempre fui muito organizada. Porém, essa palestra foi muito proveitosa para tirar minhas dúvidas e enxergar outros problemas financeiros apresentados pelos colegas. Acredito que todos saíram daqui com um aprendizado a mais”, disse. “Para mim, modernizar minha organização financeira vai ser o maior desafio”, completou.

Dívidas

Para quem está com dívidas, algumas sugestões: renegociar a dívida com o credor e/ou garantir novas fontes alternativas de renda. “Todos possuem um talento específico. Se procurarem sair da zona de conforto, verão que a saúde financeira melhorará gradativamente. É muito importante poupar o máximo que conseguir e procurar sempre analisar a questão custo x benefício quando for gastar o dinheiro”, afirmou Souza.

Outra dica é poupar. “É melhor poupar alguma coisa que não poupar nada. Posso poupar e aplicar na poupança ou realizar outros investimentos. O importante é a conta fechar com alguma sobra. É essa sobra que iremos usufruir no futuro, quando estivermos mais velhos e com menos poder de produção. Basta vontade, organização e quebrar paradigmas”, completou o consultor.

Dicas do consultor:
1) Agregue fontes de rendas.
2) Poupe (gaste menos do que ganha).
3) Evite dívidas (muito cuidado com juros abusivos).
4) Invista corretamente (analise as alternativas de investimentos. Faça um compromisso de investir periodicamente).
5) Planeje comprar casa própria.
6) Permita-se algumas recompensas ao longo da caminhada (ex: uma viagem, um jantar, um presente).
6) Adquira educação financeira.