Na URSI da UBS Dona Mariquinha Sciáscia a vida começa aos 60

Unidade oferece envelhecimento saudável através da promoção e prevenção da saúde

Os idosos da URSI são muito especiais, sempre dispostos e integrados, realizam atividades diferenciadas junto à equipe

 

Por Monique Santos

A Unidades de Referência em Saúde do Idoso (URSI) é um serviço que se destina a promover qualidade de vida e saúde. Desenvolve ações de assistência à saúde em nível secundário de atenção às doenças de maior complexidade e aos problemas específicos do envelhecimento. Essas atividades são realizadas por uma equipe interdisciplinar que oferece atendimento em âmbito individual e coletivo.

Situada na UBS Dona Mariquinha Sciascia, a URSI do Jaçanã / Tremembé trabalha com a especialidade médica de geriatria associada à equipe multiprofissional especializada em gerontologia (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem). No ano de 2014 foram atendidas 9.915 pessoas. Atualmente estão cadastrados 1.118 idosos na unidade.

A usuária Maria Augusta Alves Pereira está cadastrada na URSI há mais de três anos. Emocionada, ela relata sua experiência. “É muito importante fazer parte desse grupo, pois todos são unidos, as terapias, caminhadas e os eventos alegram o nosso dia-a-dia. A nossa idade está no coração, e sinto que o meu ainda é de uma criança!”, disse.

Alegria e motivação!

Os idosos da URSI são muito especiais, sempre dispostos e integrados, realizam atividades diferenciadas junto à equipe. Para o gerente da UBS Cícero Alves, “os idosos entendem que há sempre um mundo a ser explorado fora dos seus domicílios”. Os usuários contam com grupos terapêuticos, oficinas educativas, atividade física, de lazer, socialização, bailes e passeios temáticos, confraternizações, horta terapêutica e o famoso coral da URSI, que se apresenta em diversos locais da cidade de São Paulo.


Serviço
UBS Dona Mariquinha Sciáscia – Tremembé

Rua Doutor José Vicente, 280 – Tremembé
(11) 2203-2489 / 2203-0063 fax
E-mail: ubsmariquinha@santacasasp.org.br
Horário de funcionamento: 7h às 19h