Profissionais da educação treinados no combate à dengue

Comitê da Dengue da região Norte treina funcionários de escolas para ensinar alunos sobre prevenção e combate à doença

Após a capacitação os profissionais de ensino voltam para suas bases com a tarefa de repassar as informações para os colegas, que discutem o assunto em sala de aula

 

Por Raissa Martins

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) instituiu um Comitê da Dengue para atuar nas regiões com os mais altos índices de incidência da doença. A ação tem como parceiros a Supervisão de Vigilância de Saúde (SUVIS) e as subprefeituras sob sua jurisdição. Com o apoio da Diretoria Regional de Educação, o Comitê capacitou cerca de 200 profissionais de ensino de escolas municipais da zona Norte.

Após a capacitação os profissionais de ensino voltam para suas bases com a tarefa de repassar as informações para os colegas, que discutem o assunto em sala de aula. Para tanto, as escolas receberam uma revista com material educativo. Nelas há exemplos de atividades que ensinam as crianças a se prevenir contra a doença, localizar possíveis focos de larvas e a identificar os sintomas característicos. A publicação foi usada em sala, durante aula específica com os alunos, e também distribuída nas agendas dos mais novos, para a conscientização dos pais.

Unidades Básicas de Saúde

Funcionários das UBS também arregaçaram as mangas para conscientizar a população a respeito da doença. A atividade é feita por meio de folhetos e kits com instruções sobre o reconhecimento do mosquito e da doença que ele transmite e, principalmente, sobre os métodos de prevenção.

Um ponto de apoio importante para os comitês são os padres da região Norte, que também receberam treinamentos sobre a dengue. Durante as missas, e em seus encontros com os fiéis, eles colaboraram para disseminar as informações e alertar para o perigo da dengue.