Projeto sobre Transtorno de Acumulação Compulsiva da Coordenadoria Norte é premiado no COSEMS/SP

Trabalho visa olhar pessoas de forma singularizada, dando significado às suas histórias de vida e resgatando identidades e dignidades

Equipe vencedora do V Prêmio David Capistrano, responsáveis pelo projeto de Transtorno de Acumulação Compulsiva


Por Anna Carolina Alves

A Supervisão de Vigilância em Saúde Jaçanã (SUVIS - Jaçanã), em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde Santana/ Tucuruvi/ Jaçanã/Tremembé, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), foi premiada em março com V Prêmio David Capistrano, do XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). O projeto premiado contempla a articulação da rede de saúde para o cuidado integral ao portador de Transtorno de Acúmulo na zona Norte de São Paulo.

Segundo Alberto Alves Oliveira, Coordenador Regional de Saúde da CRS Norte, o reconhecimento “dá visibilidade a um trabalho de suma importância para o bem estar da comunidade do entorno do acumulador”.

A experiência das duas unidades iniciou-se com o grupo de trabalho ancorado nos princípios da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. As prioridades destacadas foram as de promover reabilitação psicossocial, resgatar a cidadania, promover autonomia, preservar os direitos do sujeito, garantir acesso aos serviços e melhorar a qualidade de vida individual e coletiva.

A base do atendimento aos portadores de acúmulo consta de visitas domiciliares compartilhadas entre os serviços. Essa base visa à inserção dos pacientes no serviço, identificando suas necessidades e vulnerabilidades para realizar os encaminhamentos necessários e elaborar um projeto terapêutico personalizado ao acumulador/família.

O aspecto fundamental da experiência é olhar as pessoas de forma singularizada, dando significado às suas histórias de vida, além de resgatar a identidade e dignidade dessas pessoas.

Prêmio COSEMS 2015

A singularidade do projeto, que chamou a atenção tanto dos servidores de saúde quanto das pessoas que participam da experiência, foi reconhecida durante o Congresso realizado em Campos do Jordão, realizado entre os dias 18 a 20 de março. O COSEMS/SP parabenizou as 10 experiências exitosas que conquistaram o V Prêmio David Capistrano - entre elas a do Transtorno de Acumulação Compulsiva na zona Norte -, além de 15 trabalhos que receberam Menção Honrosa na XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas. Foram 581 trabalhos inscritos, de 90 municípios, sendo 67 experiências regionais.

Constituído por gestores municipais de saúde, o COSEMS/SP se tornou um importante ator nas arenas políticas onde ocorrem disputas de projetos no processo de construção do SUS no Estado de São Paulo e também no Brasil. Segundo Andrea Rosa, interlocutora de saúde mental da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçanã, “esses projetos são iniciativas que estimulam as equipes de Saúde e que mostram o SUS que dá certo. A troca de experiências entre municípios é imprescindível para a qualificação e consolidação do sistema público de saúde”.

‘Trabalho de suma importância para o bem estar da cidade’

Oliveira também frisou a importância do prêmio. “Nós trabalhamos com esse tema há algum tempo. O fato de a Supervisão Técnica de Saúde Santana/Tucuruvi, Jaçanã ter sido premiada em um evento tão importante, onde encontramos com grande número de municípios do Estado de São Paulo, foi algo muito gratificante. Ao tratar adequadamente essas pessoas [portadores de Transtorno de Acúmulo], você consegue recuperá-las para o convívio mais sadio com sociedade”, afirmou.