Aplicativo vai ajudar torcedores a prevenirem doenças durante Olimpíadas

Ferramenta gratuita ajuda a localizar serviços de saúde mais rapidamente

Faltam 493 dias para o início dos Jogos Olímpicos no Brasil. E o Ministério da Saúde (MS) já está desenvolvendo uma série de ações, entre elas uma ferramenta que vai ajudar na prevenção de doenças durante os jogos. Trata-se de um aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas. A ferramenta vai ter como base o “Saúde na Copa”, que foi utilizado com sucesso no período da competição mundial de futebol no ano passado.

A consultora Greice Madeleine foi umas das várias pessoas que já conheceu a ferramenta em 2014. Segundo ela, o aplicativo ajuda não só turistas, como os próprios moradores da cidade a acharem os serviços de saúde mais rapidamente. “Eu utilizei também e tenho o aplicativo até hoje, no meu celular, em função da utilidade dele em localizar os serviços de saúde mais próximos e as farmácias mais próximas. O aplicativo também possui outras informações relacionadas aos cuidados sobre a saúde. Eu recomendo. Eu acho que ele é extremamente útil, principalmente para quando você vai para uma cidade que você não conhece”, afirmou Greice.

‘Vigilância epidemiológica participativa’

O aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai permitir ainda que a população ajude a monitorar os eventos de saúde pública, além de acompanhar orientações sobre cuidados de saúde em três idiomas e verificar os serviços mais próximos. De acordo com o ministro da Saúde Arthur Chioro, o aplicativo vai contar com a participação de todos os usuários. “É uma maneira de fazer vigilância epidemiológica participativa, ou seja, envolver o usuário, o próprio cidadão, o próprio turista, num conjunto de informações que possam nos ajudar a antecipar o processo de intervenção”, disse.

Quando for lançado, o aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai estar disponível nos sistemas operacionais IOS, Android e Windows Phone de forma totalmente gratuita. Além desse aplicativo, o MS lançou um pacote de ações de assistência e vigilância a ser aplicado no período dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Fonte: Victor Maciel/ Agência Saúde