Mulheres, cinema e pétalas de rosa em Vila Piauí

UBS muda dinâmica para discutir problemas da mulher

Entre as questões discutidas se destacaram o desrespeito ao próximo, a falta de amor aos netos por parte de alguns avós e a desvalorização das relações sociais com o uso excessivo da tecnologia


Por Daniele Rodrigues

A Roda de Leitura da UBS Vila Piauí começou diferente em março. No último dia 12, a equipe da unidade abordou o mês da mulher utilizando a dinâmica das pétalas e rosas. A atividade tinha o objetivo de homenagear a mulher e discutir problemas prejudiciais a ela. Para iniciar e ilustrar a ação, os profissionais do grupo exibiram trechos do filme “O Pequeno Príncipe”.

Nos fragmentos do vídeo, o príncipe discutia com um viajante a importância que uma rosa tinha para si. A partir desse trecho, começou a ação que consistia em fazer uma analogia entre a rosa e a mulher. Samuel Moraes Cecconi, dentista da unidade, conduziu a atividade. Ele conversou com os participantes segurando a flor e, no decorrer da conversa, puxava uma pétala. À medida que tirava as pétalas, destacava que, apesar dos problemas tirarem o nosso vigor, não perdemos a essência, porque não deixamos de ser “rosas”.

Ao término da dinâmica aconteceu a Roda de Conversa. Lembrando a agressão da rosa, os presentes discutiram sobre atitudes ruins que podem ser caracterizadas como violência. Entre as questões discutidas se destacaram o desrespeito ao próximo, a falta de amor aos netos por parte de alguns avós e a desvalorização das relações sociais com o uso excessivo da tecnologia.

Mulheres brasileiras

Seguindo a temática do mês feminino, houve também exposição sobre mulheres brasileiras que fizeram parte da história no país, como Maria da Penha, que originou a criação da Lei de mesmo nome, contra a violência feminina e Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, morta em um terremoto no Haiti, em 2010.

Os participantes também trocaram bilhetes de ânimo em outra ação desenvolvida pela equipe, intitulada de Mural do Anjo da Guarda. Nela, são dispostas caixinhas, confeccionadas pelos próprios usuários, para troca de mensagens de incentivo. A tarde foi encerrada com lanche cedido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Piauí, local onde acontece a Roda de Leitura da UBS Vila Piauí.

A atividade mostra que o exercício de expor os sentimentos traz bem-estar a seus membros, como diz Benedita Aparecida Andrade, que descobriu o grupo por acaso, ao passar na porta da Paróquia. “Quando eu cheguei aqui estava com o coração apertado, depois de tudo o que ouvi, estou alegre”, disse Benedita.

O projeto Roda de Leitura na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi instituído em 2013, por iniciativa da Agente Comunitária de Saúde Marilene e da então Agente de Promoção Ambiental, Maria Lúcia, e conta com o apoio da Fundação Brasil Campeão, criadora do Programa Um Milhão de Rodas.