Concluída segunda turma do curso para fortalecer atenção básica

Região Sul promoveu projeto piloto para capacitar profissionais que atuarão nas futuras UBS Integrais Doroteia e Jardim Miriam I

Discussão em grupo buscou pensar novas maneiras de organizar o trabalho

 

Texto e foto por Felipe Aires

A Escola Municipal de Saúde Regional Sul concluiu, na última quinta-feira (11), a capacitação da segunda turma do curso “Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: Escutar, Entender e Atender”.

O curso, elaborado em consonância com o Documento “Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas”, contou com três encontros presenciais. A capacitação prossegue com mais três encontros online através da plataforma Moodle.

No último dia de aula presencial foram feitas atividades em grupo para discutir o fluxo de atendimento das futuras UBS Integrais do município. Foi demonstrado, na prática, a melhor maneira de alinhar o trabalho da UBS Integral sem que haja divisão entre AMA e UBS.

Integração

Segundo Maria Laura Deorsola, da assessoria técnica do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), a proposta é trazer para a realidade os conceitos discutidos nas aulas presenciais anteriores e encontrar um caminho de trabalho que propicie a integração da unidade e das equipes como um todo.

Segundo Célia Bernardes, coordenadora da Escola Municipal Regional de Saúde Sul, o trabalho em equipe alinhado vai ser o pilar das UBS Integrais e a melhor maneira de levar atendimento integral à população. “A meta é atingir a melhoria na Atenção Básica do município”, afirmou.

A humanização no atendimento aos usuários também foi tema do encontro. O primeiro contato com o paciente, como inseri-lo na agenda e, também, como encaminhá-lo corretamente já contando com a integração, sem que haja distinção. “A ideia é deixar claro que agora o trabalho é conjunto”, completou Maria Laura.