Região Sul promove curso para fortalecer Atenção Básica

Projeto piloto capacita profissionais que irão atuar nas futuras UBS Integrais Doroteia e Jardim Mirim I

O curso foi elaborado em consonância com o Documento 'Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas'

 

Por Felipe Aires

Com o intuito de revisar o processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona Sul e melhorar o atendimento oferecido à população, a Escola Municipal de Saúde Regional Sul promove a capacitação “Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: Escutar, Entender e Atender”. A primeira turma começou em 20 de fevereiro e encerra-se nesta sexta-feira (6/3).

O curso foi elaborado em consonância com o Documento “Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas”. Conta com três encontros presenciais e três através da plataforma Moodle.

A primeira turma tem mais de 30 profissionais das futuras UBS Integrais Doroteia e Miriam I, além de outras sete unidades satélites do território da Supervisão de Santo Amaro/Cidade Ademar. A segunda começou no dia 25 de fevereiro e será encerrada no próximo dia 11.

“Estamos fazendo o encontro das unidades Doroteia e Jardim Miriam, que serão transformadas em UBS Integrais. A gente quer, com isso, fortalecer a atenção básica no município de São Paulo levando atendimento integral aos nossos cidadãos”, afirmou Célia Bernardes, coordenadora da Escola Municipal de Saúde Regional Sul.

Ester Finguerut, diretora da divisão de educação da Escola Municipal de Saúde esteve presente na aula inaugural. Para ela, este é um momento de extrema importância para a cidade de São Paulo. “Hoje está sendo iniciada a primeira capacitação do processo de educação permanente do fortalecimento da Atenção Básica na cidade de São Paulo. A Sul está sendo pioneira nisso. Para nós, isso é de uma relevância muito grande e acreditamos que vamos aprimorar o atendimento à população na cidade”, disse Ester.



Inovações da UBS Integral

A UBS Integral é uma estratégia para recompor e fortalecer a Atenção Básica. Além de incorporar as mesmas coisas que as demais unidades, o documento norteador prevê que as UBS Integrais funcionem aos sábados, das 8h às 14h, garantindo o acesso ao sistema dos cidadãos que não podem comparecer durante a semana.

A Coordenadoria Sul deverá ter em breve mais seis UBS Integrais. Neste momento elas estão passando por reforma. “Esse evento na região sul busca propiciar a troca de experiência entre as unidades que estamos transformando neste momento. Unidades que tinham uma UBS com AMA acoplada, que serão, paulatinamente, transformadas em UBS integral. Nós temos que ter a capacidade de fazer a integração, a fusão desses serviços, de maneira que se constituam serviços de atenção básica e atenda a população de forma acolhedora, com qualidade e resolvendo a maioria dos problemas de saúde que essa população apresenta”, explicou Maria Laura Deorsola, assessora técnica da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.