Prefeitura inicia obras para construção de hospital em Parelheiros

Com o investimento de R$ 145,6 milhões, obra será iniciada a partir do próximo sábado, atendendo demanda de 20 anos. Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com 255 novos leitos e 2 mil vagas de empregos

A Prefeitura irá iniciar no próximo sábado (28) a construção do Hospital Municipal de Parelheiros, zona sul da cidade. O equipamento irá beneficiar mais de 200 mil pessoas, atendendo uma demanda aguardada por mais de 20 anos pela população local, que atualmente conta com apenas 0,7 leitos públicos por mil habitantes. Na unidade, serão oferecidos 255 novos leitos, maternidade, pronto-socorro, Hospital Dia, Hospital Escola e Centro de Apoio e Diagnóstico, gerando aproximadamente 2 mil vagas de empregos.

“Antigamente o hospital era uma promessa, agora é uma realidade que vai acontecer a partir de amanhã, quando daremos a ordem de serviços para a empreiteira começar a obra”, afirmou o prefeito Fernando Haddad durante uma visita a região de Parelheiros nesta última sexta-feira (27).

O hospital será construído com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do PAC Mananciais do governo federal, com custo de R$ 145,6 milhões. “Eu tenho que ser justo e agradecer ao Governo Federal, que vai financiar 100% desta obra. Nós compramos o terreno, pagamos o projeto, licenciamos, pagamos o licenciamento, mas a Prefeitura sozinha não teria recurso”, disse Haddad.

O financiamento junto ao governo federal foi obtido dentro de um programa de reurbanização da região, que inclui além do hospital a construção de novos equipamentos públicos, como escolas, creches e postos de saúde.

Definida como meta 22 do Programa de Metas do município, o Hospital de Parelheiros soma-se aos hospitais Santa Marina (zona Sul), Vila Matilde (zona Leste) e Brasilândia (zona Norte) no plano de expansão do número de leitos públicos na cidade.


Equipamento

Localizado em um terreno de 120 mil metros quadrados entre as ruas Euzébio Goghi e Cacual, o hospital contará com 31 metros quadrados de área construída com 41 leitos para obstetrícia, dez salas de cirurgia, 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, infantil e adulto, além de leitos psiquiátricos. Nele, serão oferecidos exames de mamografia, endoscopia, raio-x, tomografia, ultrassom e ressonância.

Também serão oferecidos atendimentos especializados nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, neonatologia, cirurgia geral, ortopedia, anestesia, radiologia, entre outros.


Sustentabilidade

Uma premissa do projeto do novo hospital é a preocupação com o meio ambiente. Por este motivo, o equipamento contará com um sistema de automação predial, que possibilita a monitoração e o controle dos vários subsistemas visando uso racional da energia, água e climatização. O prédio contará com acessibilidade universal e terá ainda estacionamento, bicicletário, brinquedoteca e um heliponto.