Bebês são ‘diplomados’ em grupo de aleitamento de Guaianases

UBS investe em aleitamento exclusivo e vínculo entre mãe e filhos

Bebês recebem junto com as mães certificados de participação no grupo que incentiva o aleitamento materno e a alimentação complementar, com apoio de nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira


Por Cecília Figueiredo
Foto: UBS Santa Luzia

Nesta quinta-feira (26/2), a partir das 14h, o auditório do CEU Lajeado sediará a diplomação de 22 bebês, com idade aproximada de seis meses de vida, “pela boa evolução” no Grupo de Aleitamento Materno Exclusivo (Game) da UBS Vila Chabilândia, em Guaianases.

A formatura, que se estende às mamães, encerra uma etapa do grupo de orientação, que tem por objetivo o incentivo ao aleitamento materno exclusivo, a promoção de saúde e o vínculo da mulher e da criança ao serviço de saúde.

Realizado em unidades de outras regiões de São Paulo, o Game tem duração aproximada de um semestre. O grupo enfatiza, a partir da primeira consulta pós-parto, para a mulher e a criança, os benefícios da amamentação exclusiva.

Massagem, terapias naturais, orientações e esclarecimentos sobre a saúde dela e do bebê são temas dos encontros semanais do Game, que busca a promoção do bem-estar e do crescimento saudável.

A formatura da equipe da UBS Vila Chabilândia é a terceira realizada em Guaianases, onde o Game foi iniciado recentemente. Mas, de acordo com a supervisora Técnica de Saúde de Guaianases, a ideia é ampliar para outras unidades do território.

Na semana passada ocorreu a formatura da primeira turma de Game da UBS Santa Luzia. A turma, inicialmente com nove mães e bebês, recebeu ao longo de seis orientações do grupo de alimentação complementar ao aleitamento materno, com a nutricionista e fonoaudióloga. O trabalho frutificou. Na segunda turma a adesão de mães inscritas já bateu os 100%.

“Já temos 19 inscritos para o próximo Game da UBS Santa Luzia, o que demonstra que o trabalho está sendo aprovado pela comunidade”, diz Sueli Mitie Saito, supervisora Técnica de Saúde Guaianases.