Mudança de hábito nutricional previne obesidade

Reeducação alimentar é foco de unidade da região Norte para melhorar qualidade de vida dos funcionários

No primeiro “Encontro temático sobre nutrição e saúde”, diversos assuntos correlacionados foram abordados, mas o foco foi a obesidade


Por Gleison Rocha Souza

A população brasileira está cada vez mais obesa ou acima do peso. É o que afirma um estudo da Sociedade Latino-Americana de Associações de Obesidade. Para combater o problema - resultado direto de maus hábitos alimentares -, o Ambulatório de Especialidades Tucuruvi oferece orientação nutricional a seus colaboradores. Para tanto, o equipamento tem um serviço nutricional diferenciado, com acompanhamento clínico a cada dois meses. O serviço é coordenado pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) e tem apoio da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçanã.

Nas ultimas décadas, o Brasil registrou um aumento de 239% no número de pessoas obesas ou acima do peso. Estudos recentes, divulgados pela organização Força-Tarefa Internacional contra a Obesidade (IOTF), mostram que dobrará o número de jovens com obesidade em todo o mundo.

No primeiro “Encontro temático sobre nutrição e saúde”, diversos assuntos correlacionados foram abordados, mas o foco foi a obesidade. O encontro, realizado no auditório do Mercado Municipal do Tucuruvi, reuniu funcionários participantes do programa e gestores do projeto, implementado há um ano e meio.

O objetivo é despertar no indivíduo maior atenção à saúde, alertando sobre a importância da reeducação alimentar (mudança nos maus hábitos alimentares) para conseguir perder peso e ter melhor qualidade de vida, prevenindo outras doenças.

Doença pode levar à hipertensão e diabetes

A obesidade é considerada doença crônica. Se não for cuidada de forma correta, traz outros problemas de saúde como hipertensão arterial e diabetes, dentre outras. Sheila Araújo Costa, nutricionista e uma das cuidadoras do projeto, diz que “a principal mudança é feita no comportamento do paciente, para que ele sinta e observe as mudanças, seus erros e acertos durante o tratamento.

A funcionaria e paciente Juraci Tedeschi de Cerqueira, auxiliar de enfermagem que há quatro meses participa do projeto, afirma que é difícil emagrecer sozinha. Por isso, o acompanhamento da nutricionista é fundamental. “Ela orienta de forma correta, e o mais legal que não impõe restrições drásticas na alimentação”, explica Juraci.

Para o médico Braz de Castro Júnior, gerente da unidade, “o projeto é ótimo, pois incentiva muito mais os colaboradores a ter uma alimentação saudável, a ter cuidado com a saúde e a evitar o aumento de peso. Braz salienta que a atividade física ajuda muito na redução de peso corporal.

O serviço de atenção nutricional ainda é feito apenas para funcionários da unidade mas, no futuro próximo, deverá ser expandido aos usuários da unidade, informa a nutricionista Sheila.

Serviço
Ambulatório de Especialidades Tucuruvi
Avenida Nova Cantareira,1476
Cep: 02331-002
Fone: 2204-5311/2996-7679