AMA Vila Sônia e UBS Vila Dalva recebem certificação de qualidade

Unidades de saúde garantiram segurança total à população

Sonia Batista e Leila Cardoso conselheiras gestoras da UBS Vila Dalva, a gerente da UBS Patrícia Tello F. da Silva ao lado da enfermeira Eliete Lopes e Jason Azevedo e João Gama também conselheiros da UBS.

Por Daniele Rodrigues

Duas unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) receberam o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA): AMA Vila Sônia e UBS Vila Dalva. O reconhecimento é dado aos estabelecimentos que apresentam segurança aos pacientes em todos os aspectos da atividade.

O procedimento para obter a certificação começa na candidatura do serviço de saúde. Candidatura aprovada inicia-se uma análise na qual são apontados os aspectos a melhorar no método de trabalho. Nesta apuração, as instituições precisam respeitar critérios como: estar legalmente constituídas há pelo menos um ano, possuir licenças sanitárias e demais licenças pertinentes à natureza da atividade, dispor de sistema de informação estruturado, ter público alvo definido e monitorado e oferecer cobertura a, no mínimo, 20% da população de abrangência.

AMA Vila Sônia: envolvimento de equipes

Iniciada a análise, a AMA Vila Sônia e UBS Vila Dalva começaram a conscientização dos funcionários, destacando a importância de prestar à população um atendimento de qualidade. Para adequar-se às exigências da ONA, foi necessário revisar as atividades de todos os setores das unidades, o que implicou em um envolvimento de toda a equipe.

Cada serviço teve suas particularidades na reorganização de procedimentos. A UBS Vila Dalva implantou um procedimento padrão na área de enfermagem para que todos seguissem o mesmo modelo de assistência. Também fortaleceu as comissões existentes na unidade, como a equipe de brigada de incêndio.

UBS Vila Dalva: atendimento no dia

O conselho gestor da UBS Vila Dalva participou do processo ativamente, sugerindo e transmitindo as alterações à população. Jason Azevedo, conselheiro e usuário da unidade há 26 anos, comparou o atendimento da UBS com atendimento particular. “Você não tem em um plano de saúde o que se encontra na UBS Vila Dalva. No plano, marcamos as consultas para datas distantes; aqui, temos o atendimento no dia”, afirmou.

Na AMA Vila Sônia, as ações atingiram a todos os departamentos. Houve a criação de vários procedimentos, entre eles a contratação de profissional para orientar usuários, controle de medicamentos e resultados de exames, avaliação de fornecedores, classificação de risco para priorizar o atendimento, aprimoramento da segurança patrimonial, implantação de reuniões mensais e rotina de cuidado dos colaboradores.

Everton Duarte Neiva, gerente da AMA Vila Sônia, sente-se realizado com a certificação, uma conquista de todos os trabalhadores da unidade, que pretendem manter o resultado e buscar o próximo nível de qualidade.

“Troca de experiências”

Patricia Tello Fonseca da Silva, gerente da UBS Vila Dalva, diz que receber a acreditação ultrapassou os limites de um simples reconhecimento. “Este processo possibilitou a troca de experiências e estabeleceu novas parcerias, colaborou para um caminho de melhora continua com aumento da qualidade da assistência ao usuário e também no processo de trabalho do profissional”, afirmou a gerente.

Com isso, o processo de acreditação do ONA, apesar de árduo e complexo, provou que o esforço e união da equipe podem trazer crescimento e maturidade à unidade de saúde e produzir resultados tanto para profissionais como principalmente aos usuários do serviço.