Secretário participa de plenária com moradores do Jardim Ângela

Comunidade fez reivindicações durante encontro em Fórum em Defesa da Vida

 Por Beatriz Prado

O secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr. e a coordenadora regional de Saúde Sul Tania Zogbi Sahyoun participaram nesta sexta-feira (6/2), no Jardim Ângela (zona Sul), do Fórum em Defesa da Vida. Organizado pela Sociedade Santos Mártires, o Fórum reúne moradores do Jardim Ângela em debates sobre saúde, educação, cidadania, meio ambiente e segurança pública.

Reunidos em grupos na sede da organização, oitenta moradores apontaram falhas e apresentaram propostas para a melhora do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município. Janete Azevedo do Nascimento, há 28 anos no bairro Cidade Ipava, falou sobre a importância do evento. “A comunidade unida pode conseguir muito mais, seja na saúde, na escola, ou em outras áreas. E a população gosta de lutar por melhorias no nosso bairro”, definiu Janete.

Dentre as reivindicações, os moradores destacaram a necessidade de mudança das Unidades Básica de Saúde (UBS) do modelo básico para o atendimento integral, aumento da rede de especialidades, compra de equipamentos para exames específicos, contratação de novos profissionais e estratégias de fortalecimento para a Atenção da Saúde Mental.

Em resposta à população, Filippi informou sobre a realização de adequação das UBS para o atendimento integral, o início das obras de 11 novas unidades, a convocação de 200 dentistas aprovados em concurso público, a aprovação do Plano de Carreira da Saúde, com a possibilidade de atrair novos profissionais para a rede, e o esclarecimento de procedimentos de gestão, com a distribuição interna de material educativo para otimizar o atendimento.

“Existem casos em que o munícipe percorre várias unidades para receber atendimento, pois cada equipamento de saúde da Atenção Básica realiza um atendimento específico, seja de emergência, acompanhamento clínico ou específico”, explicou o secretário.

Tania esclareceu a população sobre a dificuldade temporária para a realização de exames específicos e a ampliação do atendimento para a saúde mental. “Entendemos a necessidade de aumentar a oferta de unidades para a saúde mental e já definimos a implantação de três novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas e Unidades de Acolhida. Alguns espaços podem ser adequados, outros devem ser locados”, explicou.

‘Criando Laços’

Para a realização de ações intersetoriais, a Coordenadoria Sul está implementado o Programa “Criando Laços”, similar ao “De Braços Abertos”. “O território foi mapeado e estamos com o acompanhamento próximo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com atuação em cenas de uso, com o objetivo de criar laços com os usuários, respeitando as particularidades da região, para reinserção e resgate social e encaminhamento para internação em casos específicos”, concluiu Tania.

Ao término da exposição do secretário e da coordenadora, Janete voltou a destacar a necessidade da participação popular e apresentou o pedido dos moradores de Cidade Ipava. “Eu participo há oito anos e as reuniões são muito importantes, pois é um elo entre a população e a Prefeitura. Nem sempre conseguimos solucionar todos os problemas, mas resolvemos a maioria dos casos. Hoje, vim reivindicar a construção de uma nova UBS, pois a população aumenta a cada dia”, afirmou.

Durante o encontro, Filippi também aproveitou para alertar a população sobre os riscos da dengue e chikungunya. “Amanhã vamos começar uma campanha forte de prevenção na televisão. Com a falta de água é esperado que a população faça estoques, e isso aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. As primeiras três semanas de janeiro acenderam o alerta, com a possibilidade de termos um número de casos superior ao registrado em 2014. É muito importante a conscientização de todos, com o cuidado para evitar deixar pratinhos de planta e pontos de acúmulo de água”, completou o secretário.