Grupo terapêutico de dores crônicas melhora vida de pacientes

Unidades Vila Dalva e Jd. D´abril oferecem sessões de adequação postural, meditação, massagem, acumpuntura e pilates clínico

Fisioterapeuta Maria Lucia Velozo durante a atividade de acumpuntura. O programa é destinado a pacientes adultos com dor crônica osteomuscular

Por Cristian Guterres

A dor osteomuscular pode ser decorrente de uma inflamação, de uma doença crônica, de uma queda ou até mesmo ser gerada pela emoção. O fato é que a dor física muitas vezes pode ser tão intensa que acaba se tornando um obstáculo para o desenvolvimento de atividades básicas como levantar da cama, sentar ou andar. Para cada caso um tratamento específico, mas a orientação adequada é fundamental para a evolução do paciente. O grupo terapêutico “PRO seu bem estar” das Unidades Básicas de Saúde Vila Dalva e Jd. D`Abril está proporcionando momentos melhores para pacientes que sofrem com dores crônicas.

O “PRO Seu bem estar” é um programa que nasceu em 2011, diante da necessidade de propiciar melhor qualidade de vida a uma grande demanda de pacientes com dores crônicas. Uma equipe multidisciplinar composta por um geriatra, dois generalistas, uma nutricionista, quatro fisioterapeutas, um educador físico, duas psicólogas, e uma enfermeiras atendem os pacientes nas duas unidades.

Avaliação semanal

Cada paciente é reavaliado semanalmente. Maria Lucia nos explica que as atividades não são fixas. Os profissionais observam o grupo e vão descobrindo onde precisam atuar para atingir a evolução de cada paciente. “Depende do que agente vai sentindo dentro do grupo. Nós sempre temos reuniões periódicas com os profissionais para discutir os casos, verificar as necessidades, as propostas”, disse a fisioterapeuta.

Dona Clair é paciente da UBS Vila Dalva há mais de 20 anos e está participando do grupo. “Eu estava com dor nas costas e no quadril. A médica disse que era da postura errada. Me ensinaram como sentar e andar direito e agora eu não tenho mais dores”, afirmou.

Entre os pacientes do grupo os relatos de melhora são muitos. Dona Terezinha convive há muitos anos com um problema na perna que a fazia perder o equilíbrio. “Já quebrei a perna quatro vezes. Eu caía do nada, tomava remédios e o problema continuava. Mas o grupo me ajudou bastante, eu usava bengala e agora já não uso mais. Eu tinha medo de cair e o grupo me ajudou a estar mais segura”, disse Terezinha.

Sistema nervoso

A dor é um sinal emitido pelo nosso sistema nervoso central para avisar que algo está errado em nosso corpo. É uma sensação emocional desagradável, que leva ao desconforto e compromete o bem estar emocional do indivíduo. E por isso o grupo conta com uma psicóloga que fornece o apoio da estrutura emocional. Os encontros com a psicóloga são realizados em grupo, mas se houver necessidade o paciente é encaminhando para atendimento individual, cada um dos pacientes fala da sua experiência com a dor e com o tratamento e, como nos fala a paciente Lucielena, a história de um é o remédio do outro.

Um mês após o término do grupo, os pacientes são novamente avaliados e encaminhados para atividades em grupos de práticas integrativas realizados na própria UBS como a caminhada, a yoga ou Chi Kun.

Para os profissionais de saúde, cuidar de pessoas com dores crônicas representa um desafio e para os profissionais do grupo “PRO Seu bem estar” não é diferente. Diariamente, eles precisam conscientizar o portador da dor crônica que a compreensão da sua dor é fundamental para a descoberta da sua capacidade de superação.