CAPS tem projeto de reinserção social pelo trabalho e geração de renda

Oficinas ajudam na reconstrução da cidadania e dos vínculos sociais

Oficinas incentivam a autonomia dos usuários envolvidos, possibilitando a expressão de sua subjetividade levando, assim, à reconstrução da cidadania e dos vínculos sociais

 

Por Lígia de Souza

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), através do CAPS Adulto III Mandaqui, realiza a proposta de Trabalho e Geração de Renda, por meio de oficinas que se estruturam a partir dos propósitos e ideais preconizados pela Reforma Psiquiátrica. A ideia é incentivar a autonomia dos usuários envolvidos, possibilitando a expressão de sua subjetividade levando, assim, à reconstrução da cidadania e dos vínculos sociais. No momento, estão à frente dessa proposta 20 usuários do serviço, que se dividem nas quatro oficinas existentes.

Quatro profissionais acompanham diretamente o trabalho: a psicóloga Moema Aparecida. S. Morais do Valle, a nutricionista Mariana Bento da Silva, a terapeuta ocupacional Rimena Ramos M. Alponti, e a auxiliar de enfermagem Claudete Elias de Brito. Cada oficina funciona em dia e horário específico. Nela, os grupos produzem peças e artigos que, quando comercializados, vão gerar renda aos usuários. Desta forma, o trabalho passa a ser estratégico na ressocialização dos indivíduos dessas pessoas.

“O usuários são os protagonistas do projeto, na medida em que tomam as decisões, avaliam as vendas, afirmam seus direitos e seus desejos, sempre respeitando a singularidade de cada um”, explica Moema Aparecida. “É neste contexto que o conceito de qualidade está diretamente relacionado à qualidade de vida e a qualidade das relações”, complementa.

O projeto de Trabalho e Geração de Renda divide-se em quatro oficinas:

Chef´s em Ação – É um espaço destinado à produção de alimentos, em funcionamento às terças-feiras. Neste espaço são produzidos lanches diversos, quiches, doces e saladas. Nesta oficina, os usuários exercem atividades de atendimento ao público em geral, compram, confeccionam e estipulam preços em mercadorias, organizam o material e o espaço, negociam preços e concretizam as vendas. Três usuárias do CAPS trabalham nesta oficina, sob supervisão da nutricionista Mariana.

Faz de tudo - Funciona às quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas. Seis usuárias, com a colaboração de uma voluntária (ex-usuária desta oficina) criam, produzem e comercializam artigos em tecido como bordados, fuxicos e crochê. Elas compram os materiais necessários para a produção, organizam o espaço, definem preços, buscam novos espaços de comercialização e controlam a parte financeira. Tudo é registrado em ata assinada por todos os participantes. A psicóloga Moema Aparecida supervisiona o trabalho.

Empório Mix - É um brechó. Funciona quase a semana toda, com alternância de horário. Recebe doações como roupas, sapatos e acessórios. Os oito usuários participantes fazem a triagem dos artigos, a organização e a limpeza do espaço onde será feita a comercialização. Eles também são responsáveis pela venda, lançamento em livro caixa e controle do dinheiro. Ao final de cada mês, fazemos uma reunião com todos os envolvidos para avaliação mensal e divisão do dinheiro. Está oficina acontece quatro vezes na semana, alterando os períodos do dia. A supervisão desta oficina é da psicóloga Moema, da nutricionista Mariana e da terapeuta ocupacional Rimena Ramos.

Canto das Artes - Oficina realizada às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 14 horas. Participam dela quatro usuários. Neste espaço eles produzem artigos em madeira, fazem restauração de móveis e produção de artefatos decorativos em mosaico. São responsáveis pela compra dos materiais, produção, divulgação e comercialização dos produtos, além do controle do dinheiro. Tudo também é registrado em ata assinada por todos. A supervisão é da psicóloga Moema Aparecida e da auxiliar de enfermagem Claudete Brito.