Cuidados simples de higiene podem evitar doenças bucais graves

CEO Alto da Boa Vista ensina a combater placa bacteriana, que causa cárie e gengivite

Por Tatiana Ferreira

Muitos de nós já ouvimos profissionais e gestores da saúde afirmar que prevenir é mais fácil, mais barato, mais vantajoso e bem mais importante do que remediar. E eles têm razão. Quando o assunto é saúde bucal, pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença. Escovar corretamente os dentes, por exemplo, evita acúmulo de placa bacteriana, que pode causar cáries e/ou problemas periodontais, dependendo dos tipos de bactéria que compõem essa placa. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) III Alto da Boa Vista, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), oferece orientações sobre saúde bucal e já realizou mais de 16 mil procedimentos.

Foi o que aprendeu a aposentada Maria Sonia S.L. Nascimento. Usuária da UBS Vila Arriete, em Santo Amaro, ela descobriu em uma consulta que tinha problema na gengiva. Foi então encaminhada ao CEO Alto da Boa Vista, unidade referência para atendimento de pacientes da região Sul que precisam de procedimentos de maior complexidade como cirurgias, tratamento de canal, ortodontia e diagnóstico de câncer de boca.

Na última terça-feira (27/01) encontramos Maria Sonia participando de um grupo educativo que acontece toda terça-feira pela manhã (um às 9h e outro às 11h) e reúne pacientes de primeira vez de periodontia (especialidade que trata de problemas como gengivite, a destruição dos tecidos que sustentam e protegem o dente, ou seja, gengiva) para transmitir orientação de higiene e cuidados gerais com a boca para evitar problemas de saúde bucal.

Nestes encontros, a cirurgiã dentista Camila Manoel Bispo, uma das envolvidas na realização do grupo, ensina os pacientes sobre qual o melhor tipo de escova, a forma correta de realizar a escovação, técnicas para passar o fio dental corretamente e como realizar a limpeza da língua para evitar mau hálito. Na sequencia, Camila tira dúvidas dos usuários.

O intuito é acabar com a desinformação e condicionar o paciente a manter o resultado do tratamento. Para isto, eles já saem do grupo com um kit individual fornecido pelo SUS (contendo escova, creme dental e fio dental).

Após ouvir as orientações da profissional, Maria Sonia elogiou o trabalho. “Dra Camila, a primeira impressão é a que fica, e hoje eu dou nota máxima para esta aula. Vou sair daqui feliz. Se tivesse aprendido isto antes, hoje com certeza não estaria aqui. Vou levar o que aprendi para ensinar para outras pessoas da família e amigos”, afirmou.

Camila comemorou a animação da usuária, ressaltou que a sua área de atuação (periodontia) tem estreita relação com a prevenção e que o sucesso do tratamento depende quase que exclusivamente da adesão do paciente.

Ainda segundo a dentista, a qualidade da escovação, aliada ao uso contínuo do fio dental e ao controle do consumo de açúcar, são fatores importantes para manter a saúde oral. “Sou formada há mais de 12 anos e, por experiência profissional, posso garantir que a mudança de hábito só vem por meio de orientação. Com certeza seria muito fácil e confortável ficar dentro do meu consultório, fazendo a minha rotina, mas o grupo atinge mais os pacientes e os resultados são positivos. Desde que o CEO Alto da Boa Vista entrou em funcionamento, até agora, já vejo a diferença: nenhum paciente que passou por este grupo de orientação precisou recomeçar o tratamento na unidade”.

A unidade

O CEO Alto da Boa Vista entrou em funcionamento em 26 de dezembro de 2013 e foi oficialmente inaugurado em 23 de janeiro de 2014. De lá para cá, já realizou mais de 16 mil procedimentos. Trata-se do milésimo CEO do Brasil e foi viabilizado com recursos do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.

Por ser do tipo III, a unidade conta com 11 consultórios dentários. Sete deles estão destinados ao atendimento das especialidades e quatro somente ao atendimento em prótese.

A clínica odontológica atende com horário marcado os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de toda a CRS Sul, nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Prótese, Ortodontia Preventiva e Ortopedia funcional dos Maxilares, Cirurgia Oral Menor dos tecidos moles e duros, Semiologia e atendimento a pacientes com deficiência.