Programa de Telemedicina já funciona em hospitais da Prefeitura

Projeto inovador e tecnológico monitora, treina e orienta em casos de AVC

Ana Paula Costa

Estruturado no segundo semestre de 2014, a partir de parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Programa de Telemedicina já opera nos hospitais do Tatuapé, Jabaquara e tem previsão de funcionamento, para 2015, no Hospital do Campo Limpo e de Ermelino Matarazzo.

Iniciado em dezembro de 2014, no H.M Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, o programa monitora, treina e orienta a equipe multiprofissional assistencial. Também avalia, diagnostica e gerencia o tratamento dos pacientes que passam pelo atendimento emergencial, com o uso do medicamento que reverte o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, auxiliando diretamente a redução ou extinção total das sequelas geradas pela doença nos pacientes.

Pesquisas relacionadas à utilização deste medicamento no atendimento às vítimas de AVC- I revelam que ele reduz a gravidade das sequelas em até 60% dos casos. Tal índice de sucesso, porém, só pode ser alcançado caso seja aplicado corretamente, em até 4 horas e 30 minutos após o inicio dos sintomas, o que explica a necessidade e a expressividade da utilização da Telemedicina.

O sistema de operação do equipamento de telemedicina é compreendido por dispositivos móveis de vídeo, câmeras e monitores conectados à rede de internet, que ficam inicialmente nas salas de emergência. Eles são capazes de realizar teleconferências entre os profissionais das unidades da Secretaria Municipal de Saúde com o parceiro do projeto, transmitindo também as imagens das Tomografias Computadorizadas para analise do profissional que esta do outro lado do monitor.