Secretaria lança Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica

Programas vão nortear servidores, melhorar atendimento e fortalecer setor

'Fortalecendo a Atenção Básica em São Paulo', foi realizado no Auditório Elis Regina, no Palácio de Convenções Anhembi (zona Norte), e reuniu mais de 700 pessoas

 Atualizado em 30/01/2015

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Nesta quarta-feira (28/01) o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.; o secretário-adjunto de Saúde, Paulo de Tarso Puccini e a coordenadora da Atenção Básica, Rejane Calixto Gonçalves, apresentaram a gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), conselheiros municipais e supervisores de saúde, as Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica para o Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O evento, intitulado “Fortalecendo a Atenção Básica em São Paulo”, foi realizado no Auditório Elis Regina, no Palácio de Convenções Anhembi (zona Norte), e reuniu mais de 700 pessoas.

Rejane apresentou e explicou os dois documentos. O primeiro contém as Diretrizes Gerais e o segundo as Diretrizes Operacionais. Trata-se de uma primeira versão que precisa ser discutida, articulada e qualificada junto aos trabalhadores da Saúde. A partir de fevereiro esse, que foi o primeiro evento referente ao tema, será descentralizado, ou seja, ocorrerá em cada uma das cinco Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

As Diretrizes Gerais irão levar ao trabalhador da saúde e ao usuário as diretrizes da secretaria. Elas mostram como a Atenção Básica pode ser fortalecida, além de atender o usuário de forma humanizada e resolutiva.

Já as Diretrizes Operacionais apresentam a sistematização das atividades que acontecem dentro das UBS, a fim de facilitar o trabalho dos gerentes e dos trabalhadores de cada unidade. “Trata-se de um instrumento que tenta levar para eles [trabalhadores da Saúde] a forma organizada de desenvolver o seu trabalho. É esse o objetivo do documento de Diretrizes Operacionais”, explicou Rejane.

'Mexer na porta da UBS significa mexer numa concepção. Não é apenas botar um computador, um totem ou botar, gente uniformizada – embora isso seja fundamental também para o respeito do cidadão', disse Puccini

 

Puccini destacou que a Saúde vive um momento de síntese. “É um momento de síntese de tudo que foi erguido, errado ou certo. Tem muita coisa errada ao longo da história desse município no sentido de fortalecer e consolidar a Atenção Básica”. Segundo ele, para que a Atenção Básica funcione é necessário que ela, por meio dos responsáveis, se articule e se organize em conjunto com as outras modalidades de Atenção.

Na ocasião, o secretário adjunto apresentou dados de uma pesquisa realizada no município de São Paulo, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O instituto entrevistou aproximadamente 300 profissionais da Atenção Básica. O objetivo era analisar o grau de conhecimento deles em relação aos procedimentos de atendimento. “Os dois posicionamentos citados - ainda que modelos típicos -, expressam um conflito conceitual, cultural, histórico e social do conjunto de nossos trabalhadores da Saúde, em particular os médicos. Eles têm dificuldades em entender alguns procedimentos”, explicou.

“Mexer na porta da UBS significa mexer numa concepção. Não é apenas botar um computador, um totem ou botar, gente uniformizada – embora isso seja fundamental também para o respeito do cidadão. Mas é necessário a gente mexer nessa concepção, que é a pessoa que chega lá [na UBS] deve ser bem recebida, bem acolhida e tem que ter uma solução no momento para o seu caso”, disse.

Puccini destacou ainda que a UBS Integral é uma imagem mais global, objetiva, uma estratégia de como recompor e fortalecer a Atenção Básica. “Mas ela não será conquistada em cada uma de suas unidades pensando no todo. O todo não é construído. O todo é um conjunto de relações e de políticas que a gente faz. Portanto, há um monte de ações, em cada uma das UBS que já podem ser adotadas”, comentou.

'Eu quero que, rapidamente, o cidadão paulistano lá na ponta, que é o que nos interessa, que é a razão da nossa existência, comece a sentir as melhoras dos serviços de Saúde da cidade de São Paulo', disse Filippi




Fortalecendo a Atenção Básica no município

Nesta quarta-feira foram ainda lançados e apresentados, aos gerentes das UBS, dois documentos que direcionarão o trabalho a ser desenvolvido em 2015. Trata-se da primeira versão que será atualizada após ajustes realizados junto aos trabalhadores da Saúde.

Em um dos documentos há Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica. O objetivo é aprofundar os vínculos de compromisso e corresponsabilidade entre todos os gestores e trabalhadores que compõem a SMS e a população do município de São Paulo. 

Já no documento intitulado Diretrizes Operacionais há instrumentos que norteiam o trabalho nas UBS, com o objetivo de padronizar as ações na rede básica, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada território.