Idosos participam de treinamento sobre educação no trânsito

Integrantes do Programa Acompanhante de Idosos da UBS Castro Alves treinam regras de tráfego

 Por Beatriz Prado

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) - implementado na UBS Castro Alves em 2011 – levou, na manhã desta quinta-feira (27/11), o grupo de usuários ao Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET. Lá os idosos participaram de palestra, vivência prática, simulação de travessia em vias públicas e assistiram a um vídeo educativo. O objetivo é orientar o grupo sobre a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres e outros cuidados que devem ser adotados nas vias públicas.

Supervisor do programa da unidade, Braz Barros Aranha explica a importância da prevenção contra quedas realizada junto aos idosos. “A perda de massa muscular é natural na população idosa. E isso implica no aumento de riscos e dificuldade de recuperação em caso de acidentes. Durante as visitas, sempre orientamos sobre o uso apropriado de tapetes, orientamos para a prática de atividades físicas e o ato de atravessar na faixa é de extrema importância, pois evita a queda em bueiros e atropelamentos”, afirmou.

Há dois anos sendo acompanhada pelo PAI, Germana de Oliveira Silva, de 68 anos, sofre com osteoporose, reumatismo, hipertensão e fala dos limites impostos pelo próprio corpo. Daí a importância de conhecer as regras de trânsito. “As pernas já não respondem como antes, sofri várias quedas na rua, no escadão e por isso tenho medo de sair de casa. As dicas de trânsito são muito importantes, e a equipe que vai até a minha casa também orienta para termos cuidado com a ponta do chinelo e riscos de queda em casa”, contou Germana.

Anunciada Maria da Silva, de 66 anos, revelou um histórico de acidentes na rua e a desconfiança em relação aos motoristas e motociclistas. “Atravessei fora da faixa de pedestres e cai na calçada. Fiquei com parte do corpo na rua e quase fui atropelada em seguida. As dores no corpo só melhoraram após dois meses de fisioterapia. Gosto muito das atividades desenvolvidas pelo PAI, pois cuido de dois idosos em situação de cama e não sei o que seria sem a ajuda dos acompanhantes”, declarou.

PAI da Unidade Básica de Saúde Castro Alves

Implementado na unidade em fevereiro de 2011, o Programa de Acompanhamento de Idosos atende 120 usuários, sendo 89 mulheres e 31 homens. A equipe multidisciplinar é composta por assistente social, médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e dez acompanhantes, que acompanham os idosos em consultas médicas, apoio na marcação de consultas e exames, tarefas burocráticas e visitas domiciliares periódicas.