Cidade Ipava tem atividades de prevenção à AIDS

Neste sábado, os moradores do bairro da região Sul poderão realizar gratuitamente o Teste Rápido que permite o diagnóstico precoce da doença

Por Tatiana Ferreira

Antecipando as comemorações do Dia Mundial de Prevenção à AIDS, celebrado no próximo dia 1º de dezembro, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) DTS/AIDS M'Boi Mirim, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, vai promover neste sábado (29/11) uma ação da campanha “Fique Sabendo”. Ela ocorrerá dentro da ONG Conviver é Viver, no bairro Cidade Ipava (Jardim Ângela).

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizarão gratuitamente, das 10h às 14h, o Teste Rápido para diagnosticar HIV por meio do método de Fluido Oral. O teste é indolor, não precisa de coleta de sangue e é realizado por meio da coleta de saliva. O resultado sai em 30 minutos. Em alguns casos, se for necessário, poderá ser utilizado o método de punção digital, onde é feita uma pequena picada no dedo do paciente para coleta de amostra de sangue.

A previsão da equipe é realizar cerca de 100 testagens. Folhetos e preservativos serão distribuídos aos presentes. A ação também contará com uma equipe de profissionais da saúde que darão orientações sobre a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Andreza Maria dos Santos, gerente do SAE M’Boi Mirim, reforça a importância do evento. “Escolhemos fazer a atividade nesta região porque é um local vulnerável do território onde há, por exemplo, muita gravidez na adolescência. A ação é importante porque vai permitir o diagnóstico precoce da doença facilitando e garantindo o sucesso do tratamento”, afirmou. A ONG possui convênio com o Programa Municipal de DST/Aids.