Prefeitura realiza atividades na Semana Municipal de Luta conta a Aids

Passeio Ciclístico e teste rápido para diagnóstico do HIV são algumas das atividades que integram a semana de mobilização

Por Luciana Abreu

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia no próximo domingo (30/11) as atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em todo o mundo no dia 1° de dezembro. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV.

O Passeio Ciclístico pela Saúde e contra a Aids dará a largada com a concentração dos ciclistas, a partir das 9h30, em frente à Prefeitura de São Paulo e fará um trajeto de 5 quilômetros pelo centro histórico da cidade, com chegada ao Vale do Anhangabaú, onde terá música ao vivo e revoada de balões. A iniciativa sensibiliza a população para a causa da Aids e o uso das ciclovias. O Instituto CicloBR e o Movimento CONVIVA são parceiros nesta ação.

Fique Sabendo

Na segunda-feira (01/12), o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids) iniciará, entre 10h e 16h, a Campanha Fique Sabendo no Município com a oferta de testes rápidos de HIV, na Praça da República. A campanha também será realizada durante toda a semana nas diversas regiões da cidade, priorizando as áreas de concentração das populações-chave para a epidemia.

“O objetivo da Campanha é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e do diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos da doença e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids”, afirma a dra. Eliana Battagia Gutierrez, coordenadora do PM DST/Aids.

Dados da pesquisa sobre conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas às DST/Aids, realizada pelo PM DST/Aids, apontam que apenas 35% dos paulistanos sexualmente ativos já realizaram testes de HIV ao menos uma vez na vida, o que abre a oportunidade e o desafio de oferecer maior acesso ao teste. “O conhecimento do status sorológico é essencial para adoção de medidas que melhoram a qualidade de vida de quem tem o HIV e reduzem a transmissão do vírus para outras pessoas” explica a dra. Eliana Battaggia.

No dia o 03/12, o primeiro Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids do Estado de São Paulo, CTA Henfil, irá comemorar 25 anos de funcionamento com um encontro entre os que fizeram e ainda fazem parte da história. Durante o evento será exibido o documentário “De gravata e unha vermelha”, da diretora Miriam Chnaiderman. O filme relata o jeito que cada protagonista encontra de se respeitar na construção do próprio corpo, pulverizando o binarismo de gênero. Atualmente, o CTA Henfil atende majoritariamente a população masculina. Entre os homens com sorologia positiva, cerca de 70% são Homens que Fazem Sexo com Homens (HSH) e 4% são profissionais do sexo.

O selo comemorativo dos 25 anos, que traz a assinatura original do cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, cedida pelo seu filho Ivan Consenza de Souza, também será lançado nesta data. Para Gutierrez, o principal desafio na luta contra a epidemia é garantir a prevenção e a adesão ao tratamento, que aponta para a necessidade de integrar as ações desenvolvidas pelo Município com outros órgãos e a sociedade.

A testagem para o diagnóstico é gratuita e está disponível em todos os serviços de saúde, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para sífilis, hepatites B e C. Além disso, nestes locais a população recebe orientação e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis. Mais informações podem ser obtidas no site http://saude.prefeitura.sp.gov.br