HSPM economiza água e preserva o meio ambiente

Lavanderia do hospital toma iniciativas para evitar desperdícios

Como forma de economizar água, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizou mudanças em sua rotina para diminuir o úumero de roupas a serem lavadas.

Com a adoção das novas medidas já foram constatados resultados positivos. Entre eles a redução de mil quilos em roupas lavadas, o que levou não apenas à redução na quantidade de litros de água usados no processo de lavagem mas também em economia para o hospital.

A enfermeira Silvana Poslednik , gerente da Gerência de Internação, enfatiza o sucesso da medida. “O uso racional e consciente da roupa hospitalar, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade da assistência e o conforto do nosso cliente, é sem dúvida um desafio para a equipe de enfermagem. É uma mudança cultural. O uso do suficiente, em vez do excesso, é o momento de rever os nossos conceitos e processos de trabalho, envolver o paciente e o seus familiares, rever as nossas ações em casa e no dia a dia. Sem dúvida são ações que podem ter um impacto positivo no meio ambiente”, afirma Silvana, que se diz feliz com a resposta que a equipe demonstrou ao desafio.

Segundo Roseana Desiderá Santo Andre, diretora do Departamento de Apoio Técnico, “outras medidas, como a conscientização dos colaboradores e pacientes, serão tomadas para redução ainda maior do consumo”.