UBS Carandiru leva alegria e diversão a idosos

Eles superam problemas participando de danças, jogos e bate-papo no Grupo Alegria Carandiru

 Por Gleison Rocha Souza

A população brasileira está conseguindo viver mais. Dados do IBGE de 2010 mostram que o Brasil contava com 14.785.338 pessoas na faixa etária de 55 a 64 anos - 14.081.480 com mais de 65 anos. Mas a maioria dos idosos pode estar sozinha, ao esquecimento. Pensando nisso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Carandiru, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), e a Unidade de Referência de Saúde do Idoso (URSI), mantém o Grupo Alegria – Carandiru. Ele promove atividades voltadas à comunidade em geral, porém com foco no pessoal da terceira idade.

O Grupo Alegria promove encontros para resgatar a autoestima, estimular a diversão e a interação social. O fato de fazer os participantes reencontrar a alegria de viver, promover vínculos de amizade e gerar afeto entre todos, também tem finalidade terapêutica. Muitos participantes sofrem com depressão e solidão, fatores que interferem na saúde. Também há os que passaram por sérios problemas na vida, como a perda de um ente querido ou uma doença grave.

Inclusão

A iniciativa já acumula bons resultados. Participantes mais antigos já criaram vínculos de amizade, o que resulta em muita história de convívio, diversão e acolhimento para contar. Em cada encontro são 35 participantes, em média. Todos são assistidos pela responsável pelo grupo, a assistente social Maria Braga. “Os idosos têm uma energia que contagia”, afirma Maria, presente em todas as atividades.

Quando não está na UBS o grupo pode ser encontrado em passeios a parques ou museus. Sempre animados, os participantes interagem facilmente com as pessoas que encontram nesses locais. A recreação torna a vida mais prazerosa, resultando também em atenção à saúde. A dona de casa Dalva Cenini Tanielle, de 78 anos, conta que participa do grupo desde seu início, há 20 anos. “É maravilhoso, porque aqui aprendemos muito, fazemos novas amizades e ainda temos oportunidades de fazer passeios com os novos amigos”, diz.

Todo o trabalho realizado pelos profissionais da UBS tem finalidade terapêutica. O foco é a atenção ao idoso, estimulando sua autonomia e seu desejo de escolha, mostrando que, mesmo com a idade avançada, é possível manter o poder de decisão individual.

A região

Na região da UBS Carandiru vivem cerca de 15.000 pessoas. Elas estão distribuídas pelos bairros Carandiru, Vila Guilherme e Vila Paiva - cerca de 70% são idosos. A Unidade promove diferentes atividades em grupos educativos específicos, como os portadores de diabetes, hipertensos, gestantes, pessoal da terceira idade e outros. Com cerca de 250 atendimentos por dia em geriatria, a UBS direciona a força de seu trabalho para a turma da terceira idade. “A facilidade de ter uma equipe multidisciplinar é que todos têm autonomia de encaminhar o paciente ao colega quando achar necessário, sem ter que direcionar para a avaliação médica”, explica o gerente da unidade Walter Aníbal Filho.