Região Sul promove iniciativas de Combate ao tabagismo

Unidades de saúde da região Sul realizaram atividades para sensibilizar sua população contra os riscos que o cigarro oferece

Profissionais da unidade abordavam pacientes a fim de orientar e incentivar o fim do tabagismo

 

Por Bruna Zanlorenzi

O dia 29 de agosto foi escolhido Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para discutir os males do tabagismo, na Coordenadoria Regional de Saúde Sul diversas unidades das cinco Supervisões Técnicas de Saúde do território prepararam iniciativas para chamar a atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo acarreta na saúde humana.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas são fumantes. Segundo a OMS, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tabaco é tido como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas, tais como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo, entre outras doenças relacionadas.

A Unidade Básica de Saúde Parque Arariba, da Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo, realizou a atividade “Troque um cigarro por um abraço”. Alguns profissionais da unidade foram pintados de palhaços e andaram pelos corredores da unidade, e também nas ruas do entorno, oferecendo abraços para as pessoas que aceitavam entregar um cigarro para a equipe.

Ainda no Campo Limpo, a UBS Paraisópolis III divulgou cartazes sobre o tabagismo e aproveitou a data para comemorar um ano do Grupo de Combate ao Fumo. Outras unidades realizaram atividades educativas de prevenção e/ou promoção de saúde.

Na AMA Jardim Icaraí, da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro, a temática foi abordada no momento da avaliação de risco do paciente. Já a UBS Chácara do Conde realizou uma palestra na recepção da unidade. Nas UBSs Chácara do Sol, Alcina e Chácara Santo Amaro foram realizadas atividades de prevenção no dia 30 de agosto.

Na Supervisão de Santo Amaro/Cidade Ademar, em comemoração, a data simbólica aconteceu com uma intensificação de busca ativa de pacientes para inserção nos grupos de combate ao tabagismo. Na UBS Jardim Niterói, por exemplo, foi feito um encontro para discutir sobre o abandono do tabagismo, a importância da prática de atividade física e prescrição medicamentosa.

Na Supervisão de M’Boi Mirim, a UBS Jardim Souza realizou uma atividade educativa, assim como fará a UBS Zumbi dos Palmares UBS Zumbi dos Palmares em 24 de setembro.

Já na Supervisão de Parelheiros, algumas unidades encaminharam as programações nos grupos já desenvolvidos.