Campanha "Camisinha na Folia" distribui mais de 2 milhões de preservativos e amplia acesso aos serviços de HIV e outras IST durante o carnaval de São Paulo

Com mais de 100 ações extramuros e o envolvimento de mais de 500 profissionais, a campanha disponibilizou insumos e serviços de prevenção aos foliões de toda a capital.

      A 22ª edição da campanha "Camisinha na Folia", que teve início no pré-carnaval, finalizou neste domingo (18) com preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante e autotestes de HIV nas proximidades da Rua da Consolação, que recebeu grande número de foliões para os blocos que marcaram o encerramento do período de carnaval. Organizada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, a campanha continua com o projeto “PrEP na Rua”, que oferece serviços especializados e gratuitos em todas as regiões da cidade. Ao todo, a campanha mobilizou mais de 500 profissionais e realizou mais de 100 ações itinerantes.

     Na concentração dos blocos da região central da cidade, agentes de prevenção uniformizados e com acessórios de destaque distribuíram insumos preventivos de forma totalmente gratuita à população. Além disso, preservativos internos e externos estão disponíveis em mais de 80 terminais de ônibus e estações de metrô. Ao todo, foram mais de 2 milhões de preservativos distribuídos e 1.500 autotestes retirados.

    Cristina Abbate, Coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo, destaca que a campanha agrega atividades importantes de promoção da saúde durante a folia. "Ao facilitar o acesso dos foliões aos serviços e insumos, especialmente em locais de grande circulação, estamos inserindo a prevenção na rotina das pessoas, divulgando informações de qualidade e incentivando que a população utilize os serviços gratuitos disponíveis na capital."

    O ônibus equipado do CTA da Cidade esteve na Praça Roosevelt durante os três finais de semana de desfiles dos blocos que aconteceram na região central da cidade, funcionando como uma unidade móvel de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A unidade móvel oferece testes rápidos para HIV e sífilis, as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) e a entrega imediata da primeira terapia antirretroviral (Tarv) em casos de resultados positivos para o HIV.

    A campanha também teve como apoio o canal SPrEP – PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP todos os dias, das 189h às 22h, e da Estação Prevenção – Jorge Beloqui, localizada dentro da Estação República (Linha Vermelha do Metrô) e que funciona de terça a sábado, das 17h às 23h. Com o auxílio desses serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME-IST/Aids), acessar a testagem para o HIV, o tratamento imediato em caso de resultado positivo e as profilaxias PrEP e PEP ficou mais fácil, garantindo uma abordagem mais abrangente e eficaz durante o Carnaval.

    A 22ª edição da "Camisinha na Folia" tem como objetivo levar os serviços especializados e as estratégias preventivas à população, motivo pelo qual a colaboração entre diversos setores e a integração de serviços alternativos demonstram a capacidade da cidade em enfrentar desafios da saúde pública de forma ativa e eficiente.