Saúde da capital lança o canal SPrEP (PrEP e PEP online) no aplicativo E-Saúde

O serviço tem como objetivo disponibilizar, de forma facilitada e online, o acesso às profilaxias de prevenção ao HIV.

Com vistas no controle e eliminação da epidemia de HIV, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta quarta-feira (07) o SPrEP (PrEP e PEP online), uma nova alternativa de acesso à PrEP e à PEP na cidade de São Paulo via teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais.

O SPrEP (PrEP e PEP online) é um serviço digital que poderá ser acessado pelo aplicativo E-SaúdeSP e disponibilizará consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h. A partir do atendimento especializado, o usuário receberá uma receita digital e poderá retirar a profilaxia em umas das unidades convencionais da RME (SAE e CTA), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h, no CTA da Cidade, de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, na Estação Prevenção – Jorge Beloqui, de terça à sábado, das 17h às 23h, ou, ainda, em uma das unidades de saúde que funcionam 24h na capital, referenciadas pelos médicos no momento da consulta.

Com isso, aumenta-se o acesso da população à prevenção por meio da ampliação da disponibilidade de insumos e outras tecnologias preventivas para além dos serviços de saúde. O canal SPrEP (PrEP e PEP online) é fundamental para que possivelmente se expôs ao vírus.

“A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV é de extrema urgência, pois deve-se começar a tomar o medicamento em até 72h após a exposição de risco, seja ela sexual ou por acidente com material perfurocortante. Com apenas o celular, o munícipe poderá entrar em contato com a médica de plantão e obter sua a receita e o encaminhamento para o endereço mais próximo dele para retirar a PEP”, enfatiza a Abbate. “Essa novidade inédita na saúde pública brasileira vem como ferramenta que poderá ser replicada em outros territórios, possibilitando a ampliação do acesso da população aos métodos preventivos ao HIV”.

O que é PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde presentes nas unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME-IST/Aids).

Disponível no SUS desde janeiro de 2018, esta profilaxia tem como público prioritário pessoas em situação que ocorre o uso não regular ou dificuldades de usar preservativos.
Segundo dados da SMS, até o último mês de abril, 26.715 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo.

O que é preciso para iniciar a PrEP?

O cidadão interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade ao uso da profilaxia. Será necessário realizar um teste ou apresentar um resultado negativo para HIV coletado em até sete dias. Se elegível, o usuário passará por uma avalição clinica e serão solicitados outros exames para seguimento.

E se der positivo?

O resultado do teste rápido, quando realizado na unidade, é fornecido por um profissional da saúde capacitado e em local com privacidade. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, são colhidos os exames preconizados, receitados os antirretrovirais e o paciente é orientada a buscar um dos 17 Serviços de Atenção Especializada, localizados em todas as regiões da cidade, para dar seguimento ao tratamento.

Quando procurar a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo que seja. Em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais a profilaxia também é indicada.
A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e o tratamento tem duração de 28 dias.