Estação Jorge Beloqui realiza mais de mil cadastros para PrEP em três meses

Unidade localizada no metrô República foi criada para facilitar o acesso da população a estratégias de prevenção ao HIV

Em três meses de funcionamento, a Estação Prevenção Jorge Beloqui, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais de mil cadastros de novos usuários para a profilaxia pré-exposição (PrEP). A PrEP é uma das principais estratégias de prevenção ao HIV (vírus da imunodeficiência humana, na sigla em inglês), que pode causar, quando não tratado, a Aids.

Localizado na estação República do Metrô, logo após a entrada pelas catracas, o equipamento, que é ligado à Coordenadoria de ISTs/Aids e funciona de terça a sábado das 17h às 23h, foi criado para facilitar o acesso da população a estes serviços.

O que são PrEP e PEP

A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. Somente no primeiro semestre deste ano, o número de usuários de PrEP nos serviços de saúde da capital chegou a 5.384, um crescimento de 14% em relação a 2022, quando foram registrados 4.701 usuários no mesmo período. Desde 2018, mais de 32.700 pessoas deram início à profilaxia na rede municipal de saúde.

A Estação Prevenção Jorge Beloqui também disponibiliza a profilaxia pós-exposição (PEP), medida utilizada em casos de exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo que seja. Em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais essa profilaxia também é indicada.

Na PEP a prevenção, que deve ocorrer em até 72 horas após a exposição, é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. A profilaxia tem duração de 28 dias. De janeiro a setembro deste ano, 23 mil PEPs foram prescritas. Em 2022, no mesmo período, foram 19 mil. Desde 2018, a rede municipal soma mais de 100 mil PEPs.

Outros serviços

Além das profilaxias, a Estação Jorge Beloqui realiza testes rápidos e fornece terapia antirretroviral (Tarv) para pessoas vivendo com o HIV, que depois são encaminhadas para uma das 17 unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE). A estação conta com três consultórios para orientações e uma sala de coleta, testagem e início das profilaxias para o vírus.