Manuais/ Protocolos

Banner superior com fundo branco, escrito em azul Assistência e uma ilustração de um estetoscópio à direita. O banner possui ainda uma barra azul inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento (PCDTs) têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. Observando ética e tecnicamente a prescrição médica, os PCDTs também objetivam criar mecanismos para a garantia da prescrição segura e eficaz.

Portanto, no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os medicamentos devem ser dispensados aos pacientes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no respectivo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
Fonte: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ministério da Saúde)

Confira abaixo alguns dos PCDTs criados pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, seguidos pela Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, bem como outros documentos técnicos norteadores desenvolvidos pelo órgão público municipal: 

PCDT para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais PCDT para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais PCDT para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV

 

Capa do manual de Diretrizes para Organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção à Saúde. É composta por um fundo roxo, com título ao centro em amarelo. No topo centralizado há o texto Ministério da Saúde. No rodapé central , Brasília-DF, 2017. No canto inferior direito há uma marca que mostra que o material tem venda proibida, pois é de distribuição gratuita.
 PCDT para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos  PCDT para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes  Diretrizes para Organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção à Saúde

 

Capa do do Álbum Seriado das IST. É composta por um fundo de uma ilustração de uma cidade. Quase ao centro, mais à esquerda, há uma faixa branca que cobre parte da figura, de cima abaixo, com o título do documento em azul acima, seguido abaixo do texto, também escrito em azul, Material de apoio para profissionais de saúde. Mais abaixo, ainda nas mesma tarja, há o texto infecções sexualmente transmissíveis, em vermelho. No canto direito da capa há uma caixa branca com o texto Todo mundo pode ter uma IST, inclusive você, escrito em vermelho, apenas com IST em vermelho. Abaixo dessa caixa, quase no canto inferior direito, há o logo do SUS à esquerda, composto de uma cruz azul e  a palavra SUS à esquerda. Depois do logo do SUS vem, à direita, o texto Secretaria de Vigilância em Saúde, seguido de Ministério da Saúde, e por último a marca do governo federal, que é composto das palavras Governo Federal em preto, abaixo um retângulo amarelo, dentro a palavra Brasil em verde e a letra A com um losango amarelo, círculo azul ao centro e uma tarja branca ao centro do círculo. Abaixo do retângulo amarelo vem o texto Pátria Educadora, escrito em azul escuro. capa com fundo roxo e manchas rosadas. Ao centro, há um círculo branco com bordas rosa e azul com o título "Homens trans: vamos fala sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?". Acima do círculo há o texto "Ministério da Saúde" em branco centralizado. Abaixo do círculo há o texto Brasília-DF 2018 também em branco centralizado. Há ainda uma marca na região sudeste inferior da capa que diz que a venda é proibida. Capa da Linha de Cuidados de IST/Aids, com fundo vermelho e título em branco, ao centro. Na lateral esquerda, há duas faixas de cima à baixo do documento, com as cores laranja mais grossa e branca mais fina. No canto inferior direito há os logos, da esquerda para direita, do SUS, da Coordenadoria de IST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Álbum Seriado das Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST)
Homens Trans: vamos falar sobre prevenção de
infecções sexualmente transmissíveis?
Linha de Cuidados de IST/Aids

 

Capa do PCDT para Atenção Integral às Pessoas com ISTs. É composta pela sigla PCDT com cada uma das letras deitadas na parte superior, sendo P e C à esquerda e D e T à direita. Abaixo, há um quadro na cor verde-água, que vai até o final da capa. Dentro do quadro há o título do protocolo, o texto Brasília-DF. No canto inferior direito há uma marca que mostra que o material tem venda proibida, pois é de distribuição gratuita. Capa do livreto "Novos Paradigmas dos CTA da Cidade de São Paulo", com fundo roxo e tarja lilás na lateral esquerda. O nome da obra vem ao centro, escrito em branco.  
PCDT para Atenção Integral às Pessoas com 
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Novos Paradigmas dos
CTA da Cidade de São Paulo
Atividades e Ações Prioritárias da
RME DST/Aids de São Paulo

 

Pra Cego Ver: Imagem da primeira página da nota técnica do Estado de São Paulo sobre casos de sífilis congênita. Há apenas texto e logos no topo da página. Em letras azuis está escrito Protocolo de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis. Na parte de baixo da página há os logos do Sistema Único de Saúde - SUS, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA, Coordenadoria de IST/Aids e Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo Capa do Escrito Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis Congênita. Na parte inferior os logos do SUS, da COVISA, da Coordenadoria de IST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Nota informativa do Estado de São Paulo
para o manejo clinico dos casos de
sífilis congênita o município de São Paulo

 Protocolo de prevenção da
transmissão vertical da sífilis

Plano Municipal de Enfrentamendos
da Sífilis Congênita

   
Linha de cuidados da Transmissão Vertical do HIV    

 

 


Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.
Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.