Seminários apresentados pelos alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde da Região Leste foram marcados pela satisfação e pela admiração e comprometimento com o SUS

Teatro e dinamismo foram ferramentas essenciais para os alunos do Curso TVS Leste I e Leste II durante as apresentações

No dia 23 de outubro, a ETUS-Leste teve a honra e gratificação de assistir os seminários dos alunos participantes do Curso Técnico de Vigilância em Saúde das turmas Leste I e Leste II, com a apresentação do conteúdo do módulo I do curso.

As apresentações foram marcadas pela encenação de uma peça de teatro sobre a conscientização da limpeza sanitária, por parte da população. Houveram diversas parábolas usadas como exemplos para definir e valorizar a essência da função do técnico em vigilância em saúde. Um exemplo citado foi o da Síndrome de Diógenes - excesso de descuido com a higiene - e a importância da atuação eficaz dos técnicos para o combate destas situações.

Estratégias de Ação, Ação Integrada e Técnicas de Promoção e Prevenção foram temas abordados e refletidos pelos alunos, salientando a importância e magnificência do Sistema Único de Saúde, o SUS. Os alunos estavam emocionados com a presença de seus professores, que também se emocionaram com as mudanças visíveis nas turmas desde o inicio do curso até o seu término.

O evento ocorreu no CEU Jambeiro, localizado em Guaianazes, e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre alunos, docentes, representantes da Coordenadoria de Saúde Leste e representantes de outros órgãos da SMS. Também estiveram presentes alunos que participarão da próxima turma do Curso Técnico de Vigilância em Saúde.

Colaboradora: Fernanda Aureliano