Confederação Brasileira de Skateboarding recebe curso de Primeiros Socorros elaborado pela Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

O curso estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Municipal de Saúde

 A Escola Municipal de Saúde - EMS, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS-SP, irá oferecer o curso de Procedimentos Básicos em Primeiros Socorros, de forma, online para a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK).

A CBSK possui 141 projetos sociais de skate mapeados em território nacional que atendem gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, utilizando o skate como ferramenta de inclusão e transformação social. A grande maioria dos projetos acontece de forma totalmente voluntária, com pouquíssimos recursos materiais, financeiros e RH. O objetivo da Confederação, é promover conhecimento e buscar qualificar a estruturação destes projetos visando um melhor atendimento em cada região do nosso país.

Os participantes do projeto têm se deparado com várias situações de urgência e emergência durantes as aulas e necessitam de orientações sobre como agir nessas circunstâncias.

Para a EMS, representada pelo diretor Dr. Candido Vaccarezza, essa parceria é uma demonstração da importância do compartilhamento de conhecimento em Primeiros Socorros para toda a população, visto que esse conhecimento pode salvar vidas.

O curso de Procedimentos Básicos em Primeiros Socorros, será disponibilizado na modalidade EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da EMS, com o objetivo de oferecer aos participantes conhecimentos básicos e fundamentais para identificar situações de urgência e emergência, iniciar o atendimento de primeiros socorros e acionar o serviço de emergência médica de referência.

Para isso, serão utilizados materiais de estudo como videoaulas, PDF das aulas, atividades de fixação, vídeos explicativos das principais técnicas em Primeiros Socorros, com a carga horária total de 16 horas.

Os participantes receberão um certificado ao concluírem o curso, que poderá ser baixado diretamente da plataforma de ensino.

Segundo Cibele Garcia, coordenadora da frente Skate Social da CBSk, esta parceria com a EMS da Secretaria de Saúde de São Paulo está sendo essencial. "Ela vai viabilizar um curso básico completo com conteúdo que pode salvar vidas e evitar traumas desnecessários, não só no andamento das aulas do projeto social, mas de toda a comunidade do skateboarding, em suas sessões com os amigos, festivais de skate, campeonatos e até mesmo situações cotidianas com familiares. É um conhecimento que agora estará acessível gratuitamente a todos os colaboradores de projetos sociais de skate mapeados pela CBSK”, conclui.

Descrição da imagem: Tela de abertua do curso com banner e o título Procedimentos Básicos em Primeiros Socorros

Print da página do curso no AVA