Plataforma de Ensino a Distância da Escola Municipal de Saúde Recebe Atualizações

Novidades no Moodle da EMS-SMS/SP traz recursos de acessibilidade, interatividade e inclusão, fortalecendo o ensino a distância e valorizando a diversidade na qualificação dos profissionais de saúde

 Por Fernando Rodrigues dos Santos

O Moodle, plataforma usada pela Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP), recebeu uma atualização em maio deste ano, trazendo consigo uma série de novidades ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre as principais melhorias se destaca a implementação de ferramentas importantes, como o intérprete virtual de Libras, o HUGO. Esta adição proporciona uma experiência inclusiva aos usuários, facilitando a comunicação com pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Além disso, a plataforma recebe um novo recurso, o avatar SUSi, que oferece uma interação personalizada e eficiente, aprimorando ainda mais a experiência de aprendizado online. Essas atualizações reforçam o compromisso do Moodle em fornecer uma plataforma moderna e acessível para educadores e alunos.

Imagem do assistente Hugo ao lado direito para tradução em Libras

A diretora da Divisão de Educação, Lúcia Langanke, reforça que o objetivo do HUGO para o profissional de saúde é fazer possível o ganho de vocabulário em Libras, “por exemplo, se o profissional está fazendo um curso sobre ‘feridas’, ele pode passar o mouse em cima da palavra e aprender a falá-la em Libras. Então se ele estiver em frente a um usuário que possui alguma deficiência auditiva, ele conseguirá se comunicar com o básico da linguagem.” Langanke finaliza enfatizando que a SUSi tem o propósito de problematizar situações do dia a dia do profissional da saúde para que o aluno se questione e pense em soluções para o problema.

Outra novidade na plataforma de ensino é o H5P, um dos principais plug-ins relacionados a conteúdo. Essa tecnologia permite a criação de sofisticados conteúdos interativos, atendendo a diversas demandas de aprendizagem, especialmente aqueles relacionados a estratégias lúdicas e de gamificação, que podem ser aplicadas por meio de jogos de palavras cruzadas, caça-palavras, completar frases e muitas outras possibilidades. Com o H5P, os educadores têm mais recursos à disposição para tornar as aulas online mais interessantes e envolventes, promovendo uma maior participação e engajamento dos alunos.

Imagem do avatar SUSi na página inicial do AVA

Para facilitar a transição e apresentar as novidades aos usuários, foi criado um Tour Guiado, especialmente no curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, que permite aos usuários conhecerem e explorarem as novas ferramentas e recursos disponíveis. Ademais, a página de cadastro dos usuários foi aprimorada, simplificando o processo de registro. Outra adição importante é o Relatório Personalizado, que possibilita aos professores a criação de relatórios específicos para cada curso sobre o acompanhamento de desenvolvimento dos alunos. O recurso oferece a possibilidade de baixar um arquivo em excel com informações específicas dos alunos de qualquer um dos cursos permitindo sua utilização em bancos de dados do site.

Também é válido ressaltar que o novo layout dos certificados é mais moderno, conferindo um aspecto profissional aos documentos emitidos pela plataforma. Essa atualização demonstra o compromisso da Escola com a inclusão, uma vez que agora é possível incluir o nome social de pessoas trans e travestis na emissão dos certificados. Esta medida fortalece a plataforma como um ambiente de aprendizado online moderno, acessível, inclusivo e eficiente para educadores e alunos, promovendo a valorização da diversidade e respeitando a identidade de gênero de cada indivíduo.

A trajetória da Escola Municipal de Saúde no ensino a distância demonstra o compromisso contínuo em fornecer um modelo de ensino flexível e adaptado às necessidades dos funcionários da rede de saúde. Desde 2009, a Escola se empenha em desenvolver e introduzir um sistema que permite atingir os funcionários em seus locais de trabalho, durante o expediente, evitando gastos desnecessários de tempo, custos de deslocamento e afastamento prolongado dos trabalhadores. Além disso, destaca a importância de investir em plataformas modernas e eficientes, como o Moodle, para facilitar o processo educacional e promover a qualificação dos profissionais de saúde de forma acessível e inovadora.

Simone Tanaka, coordenadora do EAD da Escola, relatou que a EMS tem um compromisso constante em se manter atualizada com as mudanças do mundo, acompanhando o desenvolvimento tecnológico. “Estamos sempre atentos a todas as atualizações e possibilidades de utilização da ferramenta (Moodle), seja em computadores, em dispositivos móveis ou qualquer outra plataforma que permita o acesso à internet”, declara Tanaka.