Reunião Ordinária do GTEPS Setembro 2022

O encontro abordou o tema “Indicadores de Avaliação para as ações da EP”

 Na quinta-feira (15/09/2022), foi realizado o encontro mensal, de forma virtual, do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais de diversas áreas da SMS.

Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação-EMS, deu as boas vindas e iniciou com a apresentação do tema “Indicadores de Avaliação para as ações da EP”, solicitado na reunião do mês de julho/22, após a apresentação da avaliação do PLAMEP/Primeiro Quadrimestre. A apresentação teve como objetivo trazer a discussão deste importante ponto, iniciando com a reflexão sobre o indicador mais utilizado para ações educativas, que é o nº de concluintes (numerador) sobre o nº de inscritos (denominador), que pode ser considerado um Indicador Intrínseco da Ação Educativa.

O indicador mais apropriado para os nossos propósitos seria o Indicador de Impacto, que permite avaliar uma reação mais imediata da realidade.

Betina colocou as seguintes questões para reflexão:

· Como estamos avaliando as ações de EP?

· Quais são os impactos observados?

· Gerou transformação na realidade do serviço?

· É possível medir? Como?

Os cursos/ações educativas são propostos com o objetivo de transformar a realidade, sendo que o Objetivo é o resultado esperado, diferente de Meta que se constitui em um valor numérico de grandeza, geralmente, porcentagem (%). Betina cita que estamos no momento de avaliação do 2º quadrimestre do PLAMEP e nos preparando para o período de elaboração do PLAMEP /2023, sendo fundamental considerar os Indicadores de avaliação.

Aberto para considerações e discussão, houve unanimidade no reconhecimento de sua importância, mas também da dificuldade, devido a fatores diversos, para a utilização de indicadores e também nos remete a pensar em como estes cursos/ações são planejados ou realizados.

Lirian, da EMSR Sul, exemplifica contando que realizaram um simulado com o objetivo de calcular o custo de um determinado curso e chegaram à conclusão de que houve um impacto negativo com a saída dos profissionais para o referido curso, considerando as metas do Contrato de Gestão e os descontos.

Ressaltamos que é sabido que somente cursos não modificam a realidade, fazendo-se necessário considerar os diversos fatores que influenciam o processo de trabalho.

O Marcelo sugeriu a exclusão do PLAMEP dos cursos que não prevejam indicadores. Entretanto, pretendemos realizar uma oficina para aprimorarmos o processo de elaboração do PLAMEP/2023, a partir da análise da planilha.

Na sequência, Maria do Carmo atualizou a discussão sobre a construção da “Política Municipal de EPS” que envolve concepções, metodologia, linhas pedagógicas, Resolução 11 e o PLAMEP como instrumento de gestão. Informou mais especificamente sobre os encontros semanais, que estão ocorrendo às 6ª feiras para discussão das metodologias ativas e concepções pedagógicas da EMS. Colocou a dificuldade de participação de muitos profissionais interessados, pois os encontros estão sendo presenciais e a questão tecnológica torna-se um fator limitante. Estão pensando em possibilidades e alternativas para propiciar maior número de participantes. Elisa e Betina sugerem retomarmos a comunidade EPS, na plataforma Moodle.

Maria do Carmo informa que a proposta para a 21ª Conferência Municipal de Saúde será apresentada no pleno do Conselho Municipal de Saúde e a pré-Conferência será de novembro de 2022 a março de 2023. A estimativa é de 864 delegados, além de convidados. Ressalta que a EMS e as Escolas Regionais foram convidadas para participar da Subcomissão de relatoria, sendo que as reuniões serão semanais, às 2ª feiras, às 14h. Ainda não estabelecemos um formato final para esta participação, mas contamos com todas as Escolas Regionais.

Karina Dib, da divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis, apresentou o curso de Atualização em DPOC para médicos e farmacêuticos, fruto de um acordo de cooperação entre a SMS e o laboratório Boehringer, do programa AbraçAR, que dá suporte do diagnóstico ao tratamento da DPOC, sendo que a meta é a redução em 18% dos casos apontada no Plano Municipal de Saúde. As inscrições serão de 26/09 a 04/10/22 e o curso será realizado de 10/10 a 25/11/22, na modalidade EAD, em plataforma própria. Esclareceu ainda que o acompanhamento será feito pela equipe do Programa AbraçAR e a certificação será pela Área Técnica.

Foram dados alguns informes e a reunião foi encerrada.