EMS promove treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros no Centro de Educação e Cultura Indígena Krukutu

Essa foi a segunda atividade educativa em urgência e emergência voltada para população indígena, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

No dia 18 de agosto de 2022 foi realizado um treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para os funcionários do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Krukutu. Além dos funcionários do CECI, participaram também as lideranças e população indígena e os funcionários da Unidade Básica de Saúde da aldeia, a UBS Krukutu.

A atividade educativa no CECI Krukutu foi a segunda ação realizada esse ano, a primeira ocorreu no mês de maio no CECI Tenondé Porã. Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação foi articulada pela Escola Municipal de Saúde (EMS) e Coordenadoria Regional de Saúde Sul (Escola Municipal de Saúde Regional Sul, Interlocução de Enfermagem, Interlocução de Urgência e Emergência e SAMU). Desta vez, houve a participação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da SMS com os residentes das categorias profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Urgência e Emergência.

Legenda: grupo de residentes que participou da ação, juntamente com a Enfermeira Maria Elisa Diniz Nassar e a Coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional Valnice de Oliveira Nogueira

O objetivo do teinamento é ensinar técnicas de primeiros socorros aos participantes, para que possam prestar atendimento adequado diante de uma ocorrência de urgência e emergência nas aldeias, até a chegada do SAMU. Além disso, o encontro proporcionou uma maior aproximação da comunidade indígena com os serviços responsáveis pelo atendimento de Urgência e Emergência da região sul, permtindo conhecer as demandas e necessidades dessa população.

Apesar da barreira da linguagem, em razão da aldeia se comunicar no dialeto Guarani Mbya, os integrantes do CECI demonstraram grande interesse em aprender e participaram ativamente da atividade. As crianças ficaram muito curiosas e praticaram algumas técnicas.

Legenda: Crianças da Aldeia participando das práticas educativas.


Posteriormente será dado acesso ao conteúdo teórico sobre o tema no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS para aqueles que possuírem maior facilidade e disponibilidade. O material é composto por vídeoaulas, apostilas, vídeos de técnicas de atendimento como Reanimação Cardiopulmonar, Desobstrução de Vias Aéreas, Contenção de Hemorragia, entre outras.

Sobre a Aldeia

Krukutu é uma comunidade guarani localizada entre os municípios de São Bernardo do Campo (Riacho Grande) e São Paulo (Parelheiros). Atualmente contam com cerca de 47 famílias que vivem no local, totalizando em torno de 300 pessoas. Na aldeia, todos desenvolvem a língua guarani como idioma principal desde a infância e aprendem algumas palavras em português por meio do contato com pessoas que visitam a comunidade.

 

Veja mais fotos da ação educativa: