Centenário Paulo Freire: Material gravado no CEFOR, atual EMS, compõe a 53ª mostra da série Ocupação realizada no Itaú Cultural

Vídeo que retrata a participação do educador na área da saúde está entre o conteúdo selecionado para homenagear a vida e ideias promovidas por Paulo Freire

Por Paula Sant’Ana

 

Pensador influente na pedagogia, Paulo Freire (19 de setembro de 1921 – 02 de maio de 1997) é considerado um patrono da educação brasileira. O filósofo liderou o movimento chamado pedagogia crítica, pois era contrário às ideias que colocavam o professor como dono do conhecimento, sendo o aluno um tipo de receptor toda parte do tempo. Assim, para ensinar era necessário levar em conta a experiência e visão do aluno e o que ele conhecia.

Freire ficou conhecido por desenvolver uma técnica de alfabetização de adultos, a partir do contexto que vivenciavam. O modelo foi aplicado pela primeira vez em 300 trabalhadores de canaviais em Angicos, Rio Grande do Norte. De acordo com os registros, a alfabetização do grupo ocorreu em 45 dias. Até hoje o educador é homenageado e tem seus métodos estudados em diversas universidades e institutos que levam seu nome ao redor do mundo.

Secretário Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo de 1989 a 1991, Paulo Freire esteve à frente, junto a Eduardo Jorge, Secretário Municipal de Saúde, da implantação de estratégias para formação e aprimoramento dos profissionais da saúde. Freire teve algumas participações em eventos no Centro de Formação dos Trabalhadores de Saúde – CEFOR (atual Escola Municipal de Saúde – EMS), incluindo a inauguração em 1990. No ano seguinte, ministrou uma palestra e concedeu uma entrevista no CEFOR, ressaltando em suas declarações que o local era ‘um novo sonho da Secretaria de Saúde’.

Os registros dessas participações contam com significativas e emblemáticas falas de Paulo Freire sobre educação, em especial educação em saúde, metodologia e pesquisa, assim como sobre a importância da ciência. São gravações históricas, que contém uma de suas últimas aparições públicas como Secretário Municipal da Educação.

Diante da importância desse material audiovisual, a Assessoria do Itaú Cultural entrou em contato com a EMS solicitando autorização para exibir um dos vídeos na mostra preparada para comemorar os 100 anos do nascimento do educador e filósofo.

Marcelo Scrocco, diretor da Escola Municipal de Saúde, considera de grande importância ter um vídeo que faz parte da história da instituição agora disponibilizada publicamente em uma exposição. Segundo ele, “Paulo Freire pensou, propôs e materializou uma práxis de superação e evolução de nossa própria existência humana no mundo”.

A 53ª mostra da série Ocupação realizada no Itaú Cultural é presencial e gratuita, com duração entre 18 de setembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente para visitar. O principal objetivo da exposição é homenagear o centenário de Paulo Freire, além de fomentar o diálogo de artistas e intelectuais da nova geração. Este conteúdo ficará permanentemente registrado no site oficial do projeto.

De acordo com Karina Fogaça, editora do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, o vídeo disponibilizado pela EMS contribuiu devido às falas sobre a saúde. “O material do CEFOR foi muito importante para o Itaú Cultural já que o assunto tratado no vídeo em que esse material de arquivo foi inserido estava relacionado com as práticas de Paulo Freire no campo da saúde. A fala dele evidencia muito bem que é necessário sempre um diálogo constante entre os saberes individuais com os estudos e saberes científico.”

Na visão de Chico Coelho, ex-trabalhador do CEFOR e Mestre em Educação que fez o registro do vídeo selecionado para a exposição, a figura do educador exerceu importância para o avanço de pesquisas na saúde. ”Ele se fazia presente sempre, gostava muito de ir ao CEFOR e aceitava sempre os convites. Esse dia em especial foi uma pesquisa grande que aconteceu em São Paulo sobre a violência nas ações de saúde”.

Captura de tela do vídeo utilizado na exposição

 

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