Escola Municipal de Saúde, por meio do COAPES, pactua projeto de Capacitação em Excelência Operacional para hospitais da Rede

O projeto de consultoria e organização administrativa para 12 Hospitais Municipais foi apresentado em reunião virtual com presença de representantes da EMS, da Área Técnica da SMS e dos Hospitais

 Por Paula Sant’Ana

 

Com o intuito de melhor preparar profissionais de saúde na área de gestão, o “Programa de Capacitação em Excelência Operacional” foi desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde – SMS/SP e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês, em contrapartida do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), através da Escola Municipal de Saúde (EMS).

Para Lúcia Langanke de Oliveira, Analista de Saúde e responsável pelo COAPES, uma das missões da EMS é buscar alternativas para suprir as demandas apresentadas pela Rede de Saúde. “Para nós da Escola é importantíssimo que a gente identifique as necessidades apresentadas pelas diversas unidades de saúde e áreas técnicas e a gente vá buscar as alternativas para atender isso. A gente ter participado, ter podido fazer isso acontecer é fundamental. Acho que essa é a essência do nosso trabalho.”

No dia 29 de julho, foi realizada uma reunião de abertura virtual, que contou com cerca de 40 participantes, visando apresentar a equipe do Sírio Libanês que promoverá a capacitação e o escopo do projeto aos representantes da Rede Hospitalar Municipal envolvida.

Em geral, a capacitação será uma estratégia de suporte gerencial, buscando melhoria nos processos e aumentando a produtividade nos Hospitais Municipais de São Paulo. De início, será feito um diagnóstico de cada unidade após visita técnica, contando com a averiguação de possíveis problemas organizacionais. Na sequência, terá início a capacitação com metodologia e práticas operacionais. Durante a reunião, a excelência operacional foi apresentada da seguinte forma: “A excelência operacional é como um norte para onde as instituições podem direcionar seus esforços, buscando um nível de eficiência cada vez mais aprimorado”.

Serão 12 HMs para a consultoria e organização administrativa, divididos em três grupos com quatro unidades hospitalares cada. O método utilizado é uma junção do Lean – filosofia focada na redução de desperdícios e em agregar valor, que utiliza processos contínuos de análise e Seis Sigma – série de ferramentas de qualidade e métodos estatísticos que visam a redução de defeitos. As duas metodologias juntas e em uso no dia a dia hospitalar tem popularizado o uso da definição “Lean Healthcare”, objetivando a garantia que os processos administrativos na saúde sejam mais seguros, eficientes e com maior agilidade.

Segue relação de locais e período de efetivação estratégica:

Grupo 1 – Agosto

1. HM Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
2. HM Dr. José Soares Hungria
3. HM Dr. Cármino Caricchio
4. HM Dr. Alexandre Zaio

Grupo 2 – Setembro

1. HM Dr. Inácio Proença de Gouveia
2. HM Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva
3. HM Tide Setubal
4. HM Maternidade Prof. Mario Degni

Grupo 3 – Outubro

1. HM Dr. Benedicto Montenegro
2. HM Prof. Waldomiro de Paula
3. HM Dr. Alípio Corrêa Netto
4. HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya

Captura de imagem da "Kickoff de Abertura do Programa de Capacitação em Excelência Operacional" / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS