BVS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo assina renovação do convênio com a BIREME/OPAS/OMS

Terceira fase do contrato prevê repaginada do portal, atualização dos conteúdos e maior participação das áreas técnicas da SMS/SP

 Por Paula Sant’Ana

 

A Biblioteca Virtual em Saúde – BVS da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – SMS/SP foi lançada em 23 de agosto de 2011 e segue em desenvolvimento, buscando construir um espaço de disseminação da produção da SMS, possibilitando o acesso eficiente à informação científica e técnica para os profissionais da saúde do município de São Paulo.

Desde 2010 a SMS mantém um convênio com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), organismo internacional e centro especializado, responsável pela criação e hospedagem da BVS. Segue utilizando a metodologia, tecnologia e a hospedagem do portal no Data Center da BIREME.

Após receber nova proposta institucional da SMS, a renovação do convênio com a BIREME/OPAS/OMS visa trazer novidades para a BVS SMS/SP. O contrato da terceira fase, assinado em 28 de junho de 2021, abrange o período de junho de 2021 a junho de 2025 e as atualizações e novidades serão implantadas no período de 48 meses.

Compete à Escola Municipal de Saúde (EMS), sob a administração da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), ser responsável na gestão do desenvolvimento das atividades previstas no cronograma, interlocução com os envolvidos para efetivar um trabalho em rede de modo cooperativo com as áreas técnicas da SMS para realizar a atualização e manutenção das fontes de informação de conhecimento, além de participar ativamente de reuniões, relatórios e acompanhamentos de produção para a plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde.

Nessa proposta estão previstas: a “repaginada” do portal da BVS SMS-SP, atualização dos conteúdos da coleção da BVS SMS-SP e a reativação da rede de colaboração com participação das áreas técnicas da Secretaria, para atualizar e colocar pautas em evidência no portal.

Com o intuito de destacar conteúdos relevantes, a “Vitrine do Conhecimento” também será implantada no portal da BVS SMS-SP, com temas prioritários para a saúde no município de São Paulo. Este material selecionado para a vitrine será registrado na coleção da BVS.

Segundo Marine Arakaki, Coordenadora do Núcleo de Documentação da EMS, a atualização da BVS é importante para auxiliar a novidade que será implantada - Vitrines do Conhecimento “Para que isso ocorra, a base de dados da BVS deve possuir o registro do conteúdo para alimentar a fonte referente ao assunto em destaque na Vitrine.”

Para Marcelo Scrocco, diretor da EMS, a renovação do contrato potencializa o envolvimento dos profissionais de saúde e trás mais acesso às informações. “A renovação do contrato com a OPAS/BIREME representa oportunidades de difusão do conhecimento, estímulo à escrita científica e ampla disponibilidade de acesso das experiências ocorridas no município. Estamos muito felizes! Com a terceira fase da parceria, buscaremos um amplo envolvimento na rede de saúde em busca da potencialização desta maravilhosa ferramenta digital.”

Captura de imagem da reunião entre diretores e equipes da EMS-SMS/SP e BIREME/OPAS/OMS / Crédito: Facebook da BIREME