Curso “Implantação da Linha de Cuidados para Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência – Fortalecendo a Rede de Cuidados”

Período de Inscrição: de 9 a 24 de março de 2017.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde Norte, Centro, Oeste, Lestee Sudeste, a ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE da Coordenação de Gestão de Pessoas COMUNICAM a realização do Curso “Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência – Fortalecendo a Rede de Cuidados”.

1. OBJETIVO GERAL:

Potencializar e qualificar as Redes de Cuidado e de Proteção existentes no território, através de ações que contribuam para o fortalecimento da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Disponibilizar informações, conhecimentos e tecnologias para qualificar o cuidado das pessoas em situação de violência.

2. Reforçar o trabalho das equipes multiprofissionais, e estimular a articulação com outros serviços e setores da Rede de Atenção da Saúde e da Rede de Proteção Social nos territórios.

3. Desenvolver metodologia para formulação de Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Projeto Saúde no Território (PST).

4. Estimular a organização de grupos de reflexão e de rodas de conversa para pessoas em situação de violência com interesses comuns (superação da violência de gênero, étnico racial, sexual, contra crianças, idosos e ofensores, dentre outros).

5. Ampliar a escuta qualificada dos profissionais de saúde em identificar e atender as pessoas em situação de violência.

6. Estimular o uso de ferramentas e tecnologias voltadas para o fortalecimento de uma cultura de paz: mediação de conflitos, comunicação não-violenta e metodologias dialógicas.

7. Desenvolver metodologias para avaliação e monitoramento do trabalho desenvolvido pelos NPV.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Linha de Cuidado de Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência.

- Clínica Ampliada.

- Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Equipe Multiprofissional.

- Tecnologias de Cultura de Paz (Círculo Restaurativo, Comunicação Não Violenta, Escuta Empática).

- Fluxos de atendimento à pessoa em situação de violência.

- Vigilância.

- Rede intra e Intersetorial.

- Avaliação do processo de implantação da Linha Cuidado e propostas para fortalecimento.

4. CARGA HORÁRIA:

A carga horária do Curso é de 52 horas.

5. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:

O curso será estruturado a partir da combinação de ofertas teóricas, discussão de casos e práticas de intervenção, rodas de debates, plenárias que estimulem a reflexão e a troca de experiências entre os profissionais. Esse campo aberto ao diálogo e a elaboração das eventuais divergências favorece a compreensão e a integração de novos conceitos e paradigmas, que possam contribuir para o processo de cuidado integral às pessoas em situação de violência nos territórios.

As ações a serem desenvolvidas englobam desde a busca de novos dados e informações para contribuir na análise da situação, até a elaboração de um projeto de intervenção, envolvendo vários atores, e que modifique a situação, através do Projeto Terapêutico Singular – PTS e Projeto de Saúde do Território.

6. PARTICIPANTES:

O curso é destinado aos profissionais do quadro da Secretaria Municipal da Saúde, que atuam nos diversos serviços de saúde, e demais profissionais da rede de cuidados de atenção integral às pessoas em situação de violência.

7. INSCRIÇÃO:

Período de Inscrição: 9 de março a 24 de março de 2017, pelo link FormSUS, com os Interlocutores de Atenção à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde.

8. CRONOGRAMA:

Início: 03 de abril de 2017
Término: fevereiro de 2018

9. LOCAL:

Os encontros presenciais serão realizados nas Supervisões Técnicas de Saúde - STS, das Coordenadorias de Saúde Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste.

10. VAGAS:

Serão disponibilizadas 60 vagas por turma, totalizando 20 turmas.

11. AVALIAÇÃO:

A avaliação dos participantes será por meio de apresentação do relatório do processo de aprendizagem.

12. CERTIFICADO:

Para certificação os participantes deverão apresentar relatório do processo de aprendizagem e frequência de 75% no curso.

13. RESPONSÁVEIS:

Escolas Municipais de Saúde Regionais das Coordenadorias de Saúde Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste.
Interlocutores de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde–CRS e das Supervisões Técnicas de Saúde – STS, das CRS Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste e profissionais das Supervisões de Vigilância em Saúde– SUVIS das STS.

14. COORDENAÇÃO:

Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência - Coordenação da Atenção Básica – SMS
Escola Municipal de Saúde – EMS/SMS