Criador da técnica odontológica ART realiza palestra para profissionais do município na EMS

O Professor Doutor Jo Frencken, da Universidade Radboud Nijmegen, apresentou os princípios, características e benefícios do método de restaurações não invasivas aos trabalhadores da rede de Saúde Bucal

Na última quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, a EMS recebeu a visita do professor Jo Frencken, da Universidade Radboud Nijmegen, da Holanda, para falar sobre a técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), utilizada por odontologistas de diversos países, inclusive da rede de atenção em Saúde Bucal da SMS. O mestre e doutor estava em São Paulo para participar do Congresso Internacional de Odontologia e foi convidado para realizar a atividade pelo coordenador da área Saúde Bucal da SMS, Dr. Douglas Schneider, que também prestigiou o encontro.

O evento também contou com a presença da Primeira Dama do município, Dra. Ana Estela Haddad, também professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Profa. Sorayan Leal, da Universidade de Brasília, que atuou como tradutora da palestra.

Com uma plateia composta por profissionais da Rede e de organizações sociais e entidades parceiras, Frencken apresentou os princípios, técnicas, objetivos e tirou dúvidas sobre o ART, método que consiste no uso exclusivo de instrumentos manuais para realizar restaurações dentárias.

Criada na década de 1970 após muitos estudos e uma passagem de Frecken pela Tanzânia, na África, a técnica oferece vantagens, do ponto de vista do conforto e da praticidade, em relação ao tratamento tradicional, uma vez que é menos invasivo e não lança mão de aparelhos motorizados.

“Os instrumentos manuais mantém a mesma qualidade e são mais aceitos pelas pessoas”, afirma Frenck, que complementa o seu raciocínio “É possível fornecer tratamento para aqueles idosos que estão em casa, por exemplo”.

Atualmente, muitas clínicas particulares já aderiram ao ART, mas a rede de saúde pública foi a pioneira na utilização do método. Segundo o Dr. Douglas Schineider, o município de São Paulo tem como desafio usar ainda mais o tratamento, em função de seus benefícios em termos de abrangência e das metas para a saúde bucal do município. “Essa técnica tem um ganho em termo de cobertura e de resultados, alinhando tratamento e prevenção em saúde bucal.”

A Primeira Dama, Ana Estela Haddad, classificou o evento como um momento único, principalmente, por causa da importância do assunto. “Todo tratamento preventivo de promoção, que evite a perda dentária, é fundamental. Quando se perde a eficiência mastigatória, há repercussões em todo organismo e na saúde do indivíduo.”
 

Colaboradores: Camila Marques e Fernando Gomes