Oficina inicia construção do currículo integrado da EMS

Workshop com docente convidada alinha conteúdos e forma comissão para elaborar o documento que deve conter a ementa da instituição

Na última sexta-feira, 24 de janeiro de 2014, coordenadores das Escolas Municipais Regionalizadas, docentes e alunos de cursos de capacitação e representantes da Escola Municipal de Saúde participaram da “Oficina de Currículo Integrado”, que faz parte da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da EMS. O workshop teve como objetivo iniciar a construção do documento que deve conter os conhecimentos e conteúdos disseminados pela instituição, organizados em formatos específicos, com sequência e ordenamento lógico.


Para realizar o workshop, foi convidada a doutoranda em educação Roberta Palermo, que apresentou os diferentes exemplos de currículos integrados e identificou o que foi escolhido para desenvolvimento pela EMS, que tem o trabalho como princípio educativo. “Na EMS não é simplesmente aplicar uma dinâmica. A instituição trabalha com a intencionalidade e situações de aprendizagem que possibilitam uma reflexão, ou melhor, várias reflexões”, explicou.


Os alunos da oficina começaram a elaborar documento, participaram de dinâmicas e discussões em grupo e opinaram sobre o que deveria compô-lo, com base nos outros eixos do PPP da EMS. Também foi formada a comissão oficial que dará prosseguimento ao projeto. “O currículo integrado está estabelecido, mas é passível de modificação, pois é processo”, pontuou Roberta.


Ao final da oficina, os participantes fizeram uma avaliação sobre o que foi discutido durante o dia. A próxima reunião da comissão de construção do currículo integrado da EMS está marcada para o dia 03 de fevereiro.

Colaboradores: Camila Marques e Fernando Gomes