Curso de qualificação Profissional para Agentes Comunitários de Saúde: Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas

Escola Municipal de Saúde inicia curso na área de Saúde Mental

 Com o objetivo de promover a atenção integral à saúde do usuário de álcool e outras drogas, teve início no dia 26 de agosto de 2013 o Curso “Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas” que é direcionado a Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Com carga horária de 160 horas, é um curso que prevê a qualificação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de ações que proponham: intervenção, prevenção e educação. São 27 turmas distribuídas nas regiões Leste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, no entanto as regiões Sudeste e Centro-Oeste, especificamente, acontecem na sede da Escola Municipal de Saúde onde são contempladas as Equipes de Consultório na Rua.

A diretora da Escola Municipal de Saúde, Laura Santucci, informou que “o curso começou a ser concebido em 2011 e é uma parceria com a área da Saúde Mental da SMS e faz parte de uma política indutora do Ministério da Saúde”.

Dividido em três módulos, o curso se inicia com aulas presenciais e aprofundamento teórico, em seguida acontece a fase de dispersão constituída de atividades no território e, por último, o desenvolvimento de um projeto de intervenção na realidade pelas áreas de abrangência de cada equipe.

Para o docente Liandro Lindner, que ministra aulas para as turmas da Escola Municipal de Saúde, é fundamental que esses agentes passem por esse processo de aprendizagem, pois é uma forma de trabalhar a saúde de uma forma mais ampla. “O agente comunitário de Saúde representa um papel fundamental na Estratégia de Saúde da Família, é uma pessoa da comunidade que conhece a realidade e que está inserida nesse contexto”, finalizou.