Oficina debate diversidade social e atendimento do público LGBT no SUS

Curso de Atualização em Excelência no Atendimento ao Cidadão

No dia 10 setembro ocorreu na Escola Municipal de Saúde a oficina anual de atualização do curso Excelência no Atendimento ao Cidadão. Cada ano é escolhido um tema para ser aprofundado, nesta edição o tema escolhido foi: Resiliência, Diversidade e Excelência no Atendimento ao Cidadão.

O objetivo é capacitar instrutores que irão aplicar o curso para aproximadamente 900 Agentes de Políticas Públicas (AGPP) que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – SMS.

Para debater o tema da diversidade "Lidando com os preconceitos, entendendo a diversidade", representantes da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) conduziram um debate sobre a inclusão e a atenção integral a Saúde do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

Será a primeira vez que este tema é abordado de forma tão profunda neste curso que é destinado especificamente para profissionais que atendem diretamente no balcão a população usuária do SUS.

A Coordenadora adjunta de Políticas LGBT, Phamela Godoy, da SMDHC, ressalta que esse evento serve para que as pessoas entendam os princípios do atendimento público de saúde. “O princípio dos SUS como humanização, refere que todos sejam tratados como cidadãos, plenos de direitos, e ainda que todos possam ter acesso à saúde independente da sua orientação sexual”, ressalta Phamela.

Colaborador: Fernando Gomes Lima