Capacitação pedagógica para a Política de Álcool e Drogas

Nos dias 9, 12 e 15 de agosto a Escola Municipal de Saúde realiza a capacitação pedagógica para os docentes do curso “Qualificação Profissional para Agentes Comunitários da Saúde (ACS): Prevenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”. Tem como objetivo fazer um alinhamento com estes docentes sobre as diretrizes da Política de Álcool e Drogas do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Esta capacitação busca garantir a metodologia da problematização como linha de trabalho preconizada pela EMS e tem como base a Política de Saúde Mental da SMS.

Neste Curso serão capacitados 620 profissionais da Estratégia de Saúde da Família em todas as regiões da cidade de São Paulo.

Para Teresa Cristina Endo, da Coordenadoria de Saúde Mental de Álcool e Drogas, a capacitação foi uma experiência bastante rica, uma vez que os professores selecionados já possuem atuação no SUS e trabalham com a lógica da redução de danos, estando familiarizados com todas as portarias ministeriais.

“A nossa bandeira é da reforma psiquiátrica, da redução de danos. É um trabalho no território, resgatando a autonomia do usuário, a cidadania. Isso tudo foi muito consonante com que eles já tinham vivenciado em outras UBS’s, mas que agora no município de São Paulo estão percebendo qual é a nossa lógica, para afinarmos essa linguagem do que pensamos a saúde mental”, explica Tereza Cristina.