SMS compartilha aprendizados na Semana Municipal de Conscientização do Autismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou ativamente das discussões da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Entre as contribuições, a primeira foi a realização do evento O Espectro do Autismo em Foco, organizado na última quarta-feira (5) pela Escola Municipal de Saúde (EMS), em parceria com o 2º Encontro de Integração da FACHS (Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Na mesma data, a SMS esteve no 2º Seminário de Conscientização do Autismo, promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Entre os palestrantes, o evento contou com a participação da terapeuta ocupacional e assessora técnica da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste, Louise Jimenez.

Na ocasião, Louise compartilhou a experiência na implantação das salas de recursos sensoriais nos Centros Especializados de Reabilitação (CERs). Segundo ela, essas salas são espaços que possibilitam que crianças, adolescentes e adultos com TEA experimentem sensações e descobertas de suas ações, o que irá proporcionar maior autonomia e independência no cotidiano dessas pessoas.

Além disso, a equipe multiprofissional do CER utiliza de diversas estratégias terapêuticas e também atua na inserção de adultos no espectro no mercado de trabalho.

Assessora da Coordenadoria da Atenção Básica da SMS, a fonoaudióloga Ligia Maria Brunetto Borgianni acompanhou ambos os eventos e destacou a importância do trabalho para o atendimento de pessoas no espectro do autismo.

“A articulação e o envolvimento das diversas secretarias no cuidado e no atendimento das necessidades multifacetadas das pessoas com transtorno do espectro do autismo se faz necessária. Por isso, sempre trabalhamos em parceria com as secretarias da Pessoa com Deficiência, Educação, Assistência entre outras”. considera Ligia

A fonoaudióloga destacou a criação, pela SMS, da linha de cuidado das pessoas no espectro do autismo. Entre as diversas ações para esse cuidado está justamente a implantação de 21 salas de integração sensorial no município. As salas funcionam dentro dos CERs e estão distribuídas nas seis regionais de saúde de São Paulo.

“É preciso destacar que, na SMS, o atendimento à pessoa no espectro acontece de maneira articulada e em rede, começando pelas UBSs, envolvendo o Caps e o CER”, complementa Ligia.

Além dos dois eventos na quarta-feira, a Saúde foi representada pela secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde Sandra Sabino Fonseca na Cerimônia de Conscientização do Autismo, organizada pelo governo de São Paulo.